Marketing

Dia da Pizza movimenta setor com promoções por todo Brasil

Publicado

on

pizza em pedaços, pizzarias

Comemorado nesta quinta-feira (10), o Dia Mundial da Pizza destaca o papel do prato no cotidiano dos brasileiros. Dados divulgados pela VR mostram que entre maio de 2024 e maio de 2025 foram realizadas cerca de 1 milhão de transações em pizzarias tradicionais e quase 340 mil pizzas congeladas foram compradas em supermercados. 

O montante movimentado apenas com pizzas congeladas chegou a R$ 4 milhões, com um valor médio de R$ 12,65 por unidade. Já nas pizzarias convencionais, o gasto médio por pedido foi de R$ 64, chegando a R$ 72,47 nos meses mais recentes.

Segundo o levantamento, o mês com menor volume de transações foi fevereiro, enquanto outubro liderou o ranking, com uma diferença de 22% entre os dois períodos. Os dados foram obtidos por meio de compras feitas com os cartões de benefícios VR e notas fiscais escaneadas por trabalhadores no SuperApp VR. O aplicativo permite a leitura do QR code da nota fiscal, oferecendo cashback na carteira digital.

Um levantamento adicional da VR, realizado em 2024, identificou que 95% dos consumidores consomem pizza com a família e 46% com amigos. “No Brasil, pizza não é só um prato: é um momento compartilhado”, informa a empresa. A pesquisa também aponta que os sabores preferidos são marguerita (20%), calabresa (17,3%) e quatro queijos (12%). O formato “meio a meio” é a opção de 92% dos consumidores e sabores criativos, como estrogonofe, sushi e hot dog, aparecem nas escolhas de 18,5% dos entrevistados.

Em relação à massa, 68% preferem a versão fina, enquanto 23% optam pela mais grossa. Na forma de comer, 66% iniciam pela ponta e 13% pela borda. A pizza grande, com oito fatias, é o tamanho favorito para 80% dos consumidores, com porção média de três pedaços por pessoa. Para acompanhar, 62% preferem refrigerante de cola e 23% optam por vinho.

Os dias preferidos para consumo são sábado (75%), sexta-feira (61%) e domingo (48%). Quanto aos canais de compra, 65,5% utilizam aplicativos de delivery, 45,5% pedem via WhatsApp, 35,5% por telefone e 26% retiram no balcão.

De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), o Brasil possui mais de 35 mil pizzarias, que produzem, em média, duas milhões de pizzas por dia — volume inferior apenas ao dos Estados Unidos.

Em comemoração ao Dia da Pizza, o aplicativo de delivery aiqfome lançou uma campanha promocional entre os dias 4 e 13 de julho. A ação inclui descontos, como a oferta de R$ 10 off em pedidos de pizza no dia de hoje. Segundo dados da plataforma, o estado do Paraná lidera em consumo, com ticket médio de R$ 101,34 por produto. O gasto mensal por cliente é de aproximadamente R$ 139,32, podendo chegar a R$ 500 anuais. A frequência média é de dois pedidos mensais por estabelecimento. Os sabores mais consumidos são calabresa, portuguesa e frango com catupiry.

“A campanha incentiva as pessoas a se reunirem em casa, no ambiente de trabalho ou entre amigos, para brindar momentos cotidianos. Afinal, todo mundo gosta de pizza”, afirma Igor Remigio, cofundador e CEO do aiqfome.

A Pizza Hut também promove uma ação exclusiva no dia. A rede oferece uma pizza pan grande de pepperoni por R$ 29,90 mediante a entrega de um imã de qualquer outra pizzaria. A promoção é válida apenas para retirada no balcão, nas mais de 260 unidades da rede no Brasil.

“Sabemos que os imãs viram quase decoração permanente nas geladeiras, mas nem sempre indicam as melhores opções. Com essa iniciativa, queremos convidar as pessoas a mudarem esse hábito e viverem uma nova experiência com a nossa pizza pan”, diz José Jota, diretor de marketing da Pizza Hut Brasil na International Meal Company (IMC).

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *