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Dia das mães: dicas para alavancar as vendas na data

43% dos consumidores planejam comprar online. Itens de moda e acessórios, beleza e cosméticos, casa e decoração, flores, joias e eletrodomésticos são os favoritos

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mãe e filho fazendo compras; consumo dos lares brasileiros

O Dia das Mães se aproxima e os comerciantes se preparam para a segunda maior data do ano para o varejo, atrás apenas do Natal. A pesquisa Dia das Mães 2024, da Opinion Box, indica que 77% dos consumidores pretendem aproveitar a ocasião para presentear as mamães. Além disso, 43% planejam pesquisar ofertas no e-commerce.

“É evidente a relevância do e-commerce como um canal de vendas estratégico, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães. Adaptar-se a essas mudanças no comportamento do consumidor é essencial para manter a competitividade e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado atual”, recomenda Leandro Gorzoni, CEO da Yooper, agência de marketing digital especializada em performance.

Diante dessa situação, especialistas dão dicas para acelerar suas vendas na data, especialmente no e-commerce:

Foco nos principais segmentos

Alguns setores recebem mais destaque quando o assunto é presente para as mães. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, itens de moda e acessórios, beleza e cosméticos, casa e decoração, flores, joias e eletrodomésticos são os favoritos.

“Ao focar seus esforços de marketing e estoque nos setores mais promissores, você estará posicionando sua empresa para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas durante o Dia das Mães em 2024”, enfatiza o CEO da Yooper.

Ofereça uma experiência de compra confiável

Aspectos como avaliações negativas online, altas taxas de frete e a falta de confiança na loja são fatores decisivos para os consumidores desistirem de uma compra. Oferecer políticas de frete favoráveis, principalmente neste período, e promover avaliações positivas sobre a marca durante o ano todo ajuda a estabelecer a confiança com os clientes e garantir as vendas.

Diversifique as opções de pagamento

A pesquisa Dia das Mães 2024 demonstra ainda que a maioria dos consumidores planeja gastar entre R$ 50,00 e R$ 200,00, com o cartão de crédito sendo o método de pagamento preferido para 72% dos entrevistados, enquanto 24% optarão pelo Pix. “Esses dados mostram a necessidade de oferecer uma variedade de opções de pagamento para atender às preferências dos clientes e facilitar suas compras”, explicita Leandro.

Desenhe bem sua estratégia de descontos

Mesmo que não seja tradicionalmente uma data focada em descontos, o Dia das Mães é aproveitado por muitas empresas para oferecer promoções e preços especiais em produtos e serviços como flores, itens de cuidados pessoais, eletrônicos, roupas, entre outros, como uma estratégia de marketing para atrair consumidores e estimular as vendas.

Para Odair Behnke, gestor de Operações com o Mercado da WK, empresa referência em ERP, datas comemorativas são momentos em que os varejistas precisam de assertividade no controle do estoque, para girar produtos que estão parados e também para maximizar as vendas dos produtos com grande procura.

No entanto, seu conselho é ficar atento ao cálculo de margem sobre vendas para  não cair no prejuízo e manter ofertas atrativas. “Automatizar as informações traz um ganho em eficiência e assertividade na negociação com o cliente e também com fornecedores”, afirma ele.

Nem sempre acertamos no presente: garanta a experiência de troca 

Datas comemorativas focadas em presentes evidenciam ainda mais como o serviço e suporte é parte essencial para o sucesso de um varejista, que deve facilitar o processo de trocas e devoluções entre a loja física e o e-commerce. No entanto, segundo o primeiro Unified Commerce Benchmark para o Varejo Especializado na América Latina, lançado pela Manhattan Associates este ano, 62% dos compradores acreditam que os processos de retorno e reembolso são muito demorados. 

Além do tempo de processamento, os compradores esperam atualizações praticamente em tempo real nos principais pontos de compra e no processo de devolução. 85% deles comprariam novamente de uma marca que oferece uma experiência de devolução tranquila e 64% deles preferem enviar mensagens a uma marca em vez de ligar para obter suporte. 

“A transparência nos pedidos e devoluções reduz a perda de clientes e ajuda a melhorar a fidelidade à marca. Por isso, varejistas devem oferecer uma ampla variedade de opções de serviço – desde assistência em lojas físicas até centrais de atendimento, suporte em mídias sociais até agentes ao vivo em seus sites e aplicativos móveis. É importante garantir que os compradores possam resolver a maioria de suas necessidades por conta própria e, no caso de precisar falar com um atendente humano, que a espera não seja longa”, afirma Stefan Furtado, Gerente Regional da Manhattan Associates. 

Turbine as vendas com ajuda das redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela multinacional italiana de softwares de gestão, Zucchetti, em parceria com a Fecomércio Santa Catarina, 57% dos varejistas usam as redes sociais para efetivar vendas. 

Segundo o gerente comercial da Manhattan Associates, Tarciano Antonio Duranti, “Fotos e vídeos atrativos são indispensáveis. Essas publicações também precisam ser informativas sobre detalhes do produto, especificidades de compra e pagamento. Para facilitar o processo de compra, links diretos e botões de ‘comprar agora’ são aliados. Por último, é preciso monitorar todas essas ações para saber se elas estão de fato dando os resultados esperados. A partir dessa análise, é possível investir no que dá certo e melhorar o que ainda precisa de ajustes”, complementa.

Fidelização dos clientes pós-ações promocionais

De acordo com estimativa da Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), neste Dia das Mães cerca de 78% dos consumidores vão comprar pelo menos um presente a suas mães, esposas, avós e sogras. A data comemorativa deve injetar R$ 40 bilhões no mercado, 20% a mais que em 2023. As ações de pós-vendas devem ser o foco de atenção das empresas para manter o faturamento em alta após o Dia das Mães, é o que indica Daniel Moreira, CEO da Hub4pay, fintech referência em pagamentos digitais e ações promocionais. 

“Para seguir gerando vendas após as campanhas de Dia das Mães uma das estratégias mais eficazes é o uso de ofertas de follow-up. É possível incluir descontos especiais para uma próxima compra ou a oferta de produtos exclusivos como recompensa pela participação na campanha anterior”, sugere Moreira.

“Outra estratégia de pós-venda e que contribui para a perenidade dessa relação com o consumidor é a elaboração de um programa de fidelização, pois ele estimula o vínculo com a marca. É possível investir em vantagens, descontos, experiências gastronômicas, shows, uma infinidade de benefícios que vão manter esse cliente consumindo após o Dia das Mães”, comenta ele. 

Colete dados para futuras ações

Os processos realizados durante uma campanha específica podem – e devem – servir como base para ações futuras: a coleta e análise de dados a partir dos resultados conquistados no período do Dia das Mães pode fornecer insights valiosos para o ano seguinte, ou mesmo para campanhas associadas a outras datas comemorativas.

“Para testar hipóteses e tomar decisões estratégicas, baseadas em dados, é essencial monitorar indicadores através da sua equipe de campo, como produtividade, índices de ruptura, aderência ao mix, share, preços e presença de pontos extras, além de ações da concorrência. Essas informações serão essenciais no incremento do sellout desta e outras ações”, destaca Rafael Pires, da Involves, empresa de tecnologia especializada em gestão de trade marketing. “A coleta e análise de resultados, especialmente em momentos-chave como o Dia das Mães, permite identificar falhas de roteirização e produtividade, conferir a performance de produtos e PDVs, minimizar riscos e diminuir custos de operação.”

Imagem: Freepik

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