Economia
Dia dos Namorados deve movimentar mais de R$ 7 bi em São Paulo
O dia dos namorados acontece amanhã, 12, e a data aquece as vendas do varejo em todo o país. Presentes e lembranças devem estar na lista de compra da maior parte dos casais, impulsionando diferentes setores da economia.
Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP), cerca de 20 milhões de pessoas devem ir às compras em comemoração à data no estado de São Paulo este ano. O estudo estima que as compras devem movimentar aproximadamente R$ 7,6 bilhões na economia paulista.
Segundo o levantamento, os itens mais procurados pelos consumidores são: roupas (38%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (20%) e chocolates (18%).
“O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do calendário do varejo, especialmente para setores como vestuário, perfumaria e gastronomia, que se beneficiam diretamente do aumento do consumo nessa época”, comenta Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP.
Além dos tradicionais presentes, as saídas românticas continuam sendo procuradas por muitos casais. A pesquisa aponta que 31% dos paulistas — cerca de 6,2 milhões de pessoas — devem comemorar a data em bares ou restaurantes, colocando o jantar romântico como um dos principais programas da ocasião.
“Mais do que um presente material, muitos casais buscam experiências marcantes para celebrar a data, e isso impulsiona o setor de serviços, especialmente bares e restaurantes”, afirma Stainoff.
O levantamento também revelou que o ticket médio de gasto por presente para o dia dos namorados deste ano deve girar em torno de R$ 380. Entre os consumidores, 38% pretende gastar o mesmo valor que no ano passado, 33% planeja gastar mais e 16% deve gastar menos.
“Os dados indicam uma boa expectativa para o comércio, com uma parcela significativa dos consumidores disposta a manter ou até aumentar seus gastos, o que é um bom sinal para todos que desejam se beneficiar com a data”, diz o presidente da FCDL-SP.
Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas, principalmente no shopping center (21%), shopping popular (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%). Por outro lado, 36% farão pela internet — as lojas mais citadas foram: Shopee (81%), Amazon (57%) e Shein (43%).
O estudo também indica que muitos consumidores pretendem antecipar as compras, evitando as tradicionais correrias de última hora. Além disso, há um interesse crescente por promoções e condições especiais de pagamento.
“O consumidor está cada vez mais atento às oportunidades, buscando presentes que agradem, mas também que caibam no bolso. Por isso, o varejo precisa estar preparado, oferecendo variedade, bom atendimento e condições atrativas”, aconselha Stainoff.
Imagem: Envato