E-commerce
Dia dos Namorados: e-commerce deve crescer 3,7% em vendas em 2024
Pesquisa aponta que consumidor deve gastar, em média, R$ 470 com presentes
A proximidade do Dia dos Namorados, celebrado no próximo dia 12, traz expectativas de crescimento para o varejo brasileiro dentro do e-commerce. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), é previsto um aumento de 3,7% nas vendas online em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando R$ 7,5 bilhões. O levantamento considera os 15 dias que antecedem a data e estima cerca de 16 milhões de pedidos, com um gasto médio de R$ 470 por consumidor.
As compras online representam atualmente mais de 10% do varejo nacional. As categorias mais procuradas para a data incluem moda, beleza e saúde, celulares, eletrônicos e informática. De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, datas comemorativas como o Dia dos Namorados são oportunidades para as empresas atraírem novos clientes e aumentarem suas vendas.
Dentro deste cenário, a Giuliana Flores, uma das principais empresas do e-commerce de flores e presentes no Brasil, projeta um crescimento de 15% nas vendas para o Dia dos Namorados deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado.
A empresa espera alcançar 25 mil pedidos entre os dias 10 e 12 de junho, apostando em estratégias de antecipação de vendas e promoções exclusivas. A promoção “Adiante e Ganhe Vinho”, vigente até 11 de junho, é uma das iniciativas que visam incentivar as compras antecipadas. Além disso, a demanda por orquídeas tem aumentado, embora as rosas vermelhas ainda liderem as vendas.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e oferecer uma variedade de opções que atendam a todas as nuances e preferências”, defendeu Clóvis Souza, CEO e fundador da Giuliana Flores.
A Céu de Prata, especializada em joias, também se prepara para o Dia dos Namorados, com a expectativa de enviar mais de 1.400 pedidos, resultando em um faturamento superior a R$ 230 mil. A empresa lançará uma coleção masculina com modelos versáteis e relançará a coleção Único Amor, dedicada a anéis solitários adornados com zircônias.
Yara Machado, CEO da Céu de Prata, ressalta o compromisso da marca em oferecer uma experiência de compra excepcional e celebrar o amor de maneira única. “Queremos mostrar como um presente carinhoso pode fortalecer o vínculo entre duas pessoas. Uma joia, com sua durabilidade, pode simbolizar esse laço, criando uma lembrança memorável sempre que o casal usar as peças presenteadas em ocasiões especiais”, concluiu.
Leia também: Levantamento da Neotrust aponta aumento de 8% no faturamento do e-commerce nas semanas prévias ao Dia dos Namorados
Imagem: