E-commerce
E-commerce na América Latina avança, enquanto média global cai
Pesquisa divulgada pela Salesforce mostra quarto crescimento seguido da região no setor
Os resultados do setor do e-commerce na América Latina seguiram o oposto da tendência mundial. A pesquisa Salesforce Shopping Index apontou que, na região, as vendas cresceram em 5% no segundo trimestre deste ano, enquanto a média em todo o mundo foi 6% menor do que no trimestre anterior.
Com este resultado, o volume de vendas do e-commerce da América Latina supera o índice global pelo quarto mês seguido. Além disso, de acordo com a Salesforce, a jornada do e-commerce nos países da região é considerada mais positiva que o quadro geral em aspectos como tráfego e pedidos através de dispositivos móveis.
O crescimento do tráfego no e-commerce latino foi de 19%, enquanto a média global aparece com 3%. Já nos pedidos feitos através de dispositivos móveis, o mundo experimentou uma retração de 2%, enquanto a América Latina cresceu em 11% nesse canal.
A vice-presidente regional da Salesforce Brasil, Eunice Hirata, aponta que as principais razões para a América Latina se destacar no e-commerce são a retomada pós-pandemia e a mudança no perfil de consumidores e empresas. “O Brasil segue uma perspectiva de contenção de despesas do lado do consumidor e de alto custo de financiamento para as empresas. Para lutar contra a estagnação, parte das empresas se apoia na transformação digital para aprimorar a navegação em dispositivos móveis, que representam 8% do tráfego nas lojas da América Latina”, afirmou.
Além da América Latina, outras regiões importantes para o setor do e-commerce foram consultadas no levantamento da Salesforce. Pela primeira vez desde 2014, os Estados Unidos tiveram uma queda de vendas online com o resultado do segundo trimestre deste ano.
Já na Europa, o volume de vendas por e-commerce aumentou. No mesmo período, a Espanha cresceu 11% no setor, enquanto Alemanha e França registraram um aumento de 3% cada. O Reino Unido, por sua vez, teve uma retração nas vendas online de 3%. O continente, no geral, registrou um resultado positivo, com uma alta de 1%.
A Salesforce Shopping Index teve como base mais de um bilhão de consumidores em 61 países, através de compras feitas em 2.276 lojas de e-commerce.
Imagem: Envato