Colunistas

E o Facebook, morreu?

Published

on

Facebook

Em 2020, iniciei uma série de lives em casa, como muitos fizeram. Um dos temas abordados foi: “o Facebook morreu?”. Hoje, trago alguns números atualizados sobre essa pergunta feita há quatro anos.

Nas minhas palestras pelo Brasil, um dos pontos altos é o “fator Silvius”. Para quem não sabe, Silvio é meu pai, com mais de 70 anos, que desde a pandemia começou a explorar o mundo digital, tornando-se bastante ativo no Facebook. Um dado interessante é que, durante a pandemia, a rede social que mais cresceu na faixa etária de 30 anos para cima foi justamente o Facebook. Muitas pessoas não percebem que essa inclusão digital continua em crescimento.

O Facebook, apesar de ser subestimado por muitas empresas, permanece relevante. Isso ocorre porque as empresas muitas vezes utilizam as mídias sociais baseadas em suas preferências, e não nas do público. Um estudo recente sobre o engajamento real e o alcance dos vídeos no Facebook em comparação com os Reels do Instagram mostra que o Facebook tem uma taxa de engajamento de 14,51%, contra 5,92% do Instagram. Esse é um dado relevante, especialmente no Brasil.

O que quero provocar nesta coluna é uma reflexão: onde está realmente o seu público? Quanto dinheiro você está deixando na mesa ao subestimar certas plataformas? Analise os números, os dados e faça escolhas informadas para alcançar resultados mais assertivos. Lembre-se de que nem sempre aquilo que você gosta é o que traz os melhores resultados.

Boa semana!

Imagem: Elifas de Vargas


*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *