E-commerce

Eletroeletrônicos têm queda nos preços em dezembro, afirma Fipe

Published

on

e-commerces; e-commerce brasileiro; eletroeletrônicos

Os preços de produtos eletroeletrônicos comercializados no e-commerce brasileiro apresentaram uma queda anual de 3,6% em dezembro de 2024, segundo o Índice de Preços Fipe/Buscapé. O levantamento monitora 47 categorias de produtos e mais de 2 milhões de preços com base em dados do Buscapé, um dos principais comparadores de preços do país. Apesar da valorização cambial anual de 23,7% no período, que influencia diretamente os preços do setor, o índice reverteu pontualmente a tendência de quedas mais acentuadas, observada desde abril de 2024.

Sérgio Crispim, pesquisador da Fipe, explicou que, embora as variações anuais sigam negativas, a taxa de declínio tem diminuído. “O que observamos é uma queda contínua nos preços, mas, devido à influência do câmbio, a taxa de queda anual do índice tem diminuído consideravelmente ao longo de 2024. Se essa tendência continuar, a variação anual pode tornar-se positiva no primeiro semestre de 2025”, afirmou.

No comparativo mensal, os preços de eletroeletrônicos subiram 0,22% em dezembro de 2024. Esse comportamento acompanha o padrão registrado nos meses de dezembro de anos anteriores, como 2022 e 2023. Segundo o estudo, o aumento dos preços de eletroeletrônicos pode ser atribuído à maior demanda de fim de ano e à recuperação de preços após as promoções da Black Friday. Em dezembro de 2023, por exemplo, a alta foi de 1,88%.

Em relação à variação acumulada entre novembro e dezembro, o índice registrou queda de 0,9% em 2024, enquanto, no mesmo período de 2023, houve um leve aumento de 0,2%. Esse movimento contribuiu para a reversão da taxa de queda anual.

Celulares e ar-condicionado lideram quedas anuais

Entre os produtos analisados, celulares (-5,4%), eletroportáteis (-4,3%) e itens de vídeo/áudio (-5,1%) registraram as maiores quedas anuais em dezembro de 2024. Já os eletrodomésticos, que vinham apresentando aumentos anuais cada vez menores, também registraram queda de preços, com uma variação de -2,5%.

Os aparelhos de ar-condicionado, que haviam registrado um pico de aumento anual de 25,7% em janeiro de 2024 devido ao desequilíbrio entre oferta e demanda, apresentaram declínio ao longo do ano, culminando em uma queda de -3,1% em dezembro. Esse foi o primeiro declínio anual em dois anos, segundo a série histórica analisada.

Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, destacou a importância de observar as variações de preços ao planejar compras. “Produtos de maior desejo costumam ter variações de preços mais abruptas dependendo do momento do ano e do cenário da indústria. Os aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, estão registrando uma baixa mesmo no verão, o que pode representar uma oportunidade para aquisição”, concluiu.

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *