Connect with us

E-commerce

Em 2024, vendas no Dia dos Namorados cresceram 4,9%

Ticket médio das compras via e-commerce ultrapassou marca de R$ 200

Published

on

vendas no dia dos namorados e-commerce

As vendas durante o período de 6 a 12 de junho de 2024, semana do Dia dos Namorados, registraram um crescimento de 4,9% em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O comércio físico apresentou um aumento de 4,1%, enquanto o e-commerce teve um incremento de 15,5% no faturamento.

O segmento de óticas e joalherias destacou-se com um crescimento de 19,1%, seguido por móveis, eletro e lojas de departamento (12,3%), cosméticos e higiene pessoal (9,6%), turismo e transporte (6,5%), supermercados e hipermercados (5%) e varejo alimentício especializado (4,3%).

Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, atribuiu o bom desempenho ao calendário deste ano, que não teve feriados próximos à data, ao contrário de 2023, quando houve fechamento parcial do comércio.

Desempenho regional

No varejo presencial, as regiões Sul e Nordeste lideraram o crescimento com 5,1% e 5,0%, respectivamente. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: Norte (4,4%), Centro-Oeste (3,8%) e Sudeste (3,7%).

Todos os estados registraram aumento nas vendas no Dia dos Namorados, com destaque para o Rio Grande do Sul (11,4%), Pará (6,4%), Bahia (5,3%), Rio de Janeiro (5,0%), Distrito Federal (4,9%) e Minas Gerais (4,3%).

Ticket médio no e-commerce ultrapassou R$ 200

A pesquisa da SuperFrete, realizada entre 12 e 13 de junho de 2024, indicou que o ticket médio das compras online para o Dia dos Namorados esteve acima de R$ 200. Entre os comerciantes, 31,2% afirmaram que o ticket médio foi superior a R$ 200; 24,9% indicaram valores entre R$ 51 e R$ 100; 21,7% entre R$ 101 e R$ 200; e 22,2% até R$ 50.

Os produtos mais vendidos pela internet foram roupas femininas (20,2%), perfumes (8,74%), bolsas (4,91%), colares (3,3%) e canecas personalizadas (3,3%).

Apesar do ticket médio mais elevado, 57,5% dos comerciantes relataram não ter desenvolvido uma campanha específica para o Dia dos Namorados em 2024. A pesquisa contou com a participação de 479 usuários da plataforma de logística.

vendas no dia dos namorados e-commerce

Imagem: Reprodução