Economia

Em novembro, intenção de consumo das famílias fica estável

Percepção sobre acesso ao crédito teve aumento em relação ao último levantamento da CNC

Published

on

família fazendo compras no supermercado; PIB do Brasil cresce além das expectativas; intenção de consumo das famílias

Em novembro deste ano, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) manteve-se estável em comparação ao mês anterior, mantendo um indicador de 104,9 pontos numa escala de 0 a 200, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Dentre os sete elementos analisados, cinco apresentaram resultados positivos em relação a outubro, especialmente a percepção sobre o acesso ao crédito, que registrou um aumento de 0,4%.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, destacou que, embora a redução das taxas de juros tenha impulsionado as condições de acesso ao crédito, a preocupação com a inadimplência e a diminuição das oportunidades de crédito no mercado impactaram negativamente o indicador. “Em meio a essa dicotomia, a pesquisa constata que mais de um terço dos consumidores relatam dificuldade para obter crédito, o que demonstra uma delicada balança entre oportunidade e restrição neste contexto econômico”, afirmou.

“Apesar dessa dualidade, a pesquisa revela que mais de um terço dos consumidores enfrentam dificuldades para obter crédito, evidenciando um equilíbrio delicado entre oportunidade e restrição neste cenário econômico”, afirmou Tadros, conforme comunicado da CNC.

Dois elementos apresentaram queda: a perspectiva profissional (-0,5%) e a perspectiva de consumo (-0,9%).

Na comparação com novembro de 2022, a intenção de consumo das famílias registrou um aumento de 17,9%, com todos os componentes apresentando resultados positivos: emprego atual (10,3%), renda atual (17,5%), nível de consumo atual (23,5%), perspectiva profissional (11,6%), perspectiva de consumo (24%), acesso ao crédito (7,5%) e momento para a compra de bens duráveis (51,1%).

família fazendo compras no supermercado; PIB do Brasil cresce além das expectativas; intenção de consumo das famílias

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *