Colunistas

Ensinamentos direto do Japão

Publicado

on

Japão

Em pleno carnaval brasileiro, eis que me vejo embarcando para Tóquio, Japão. Desta vez, troquei a cobertura do evento SXSW, em Austin, nos EUA, por uma experiência totalmente diferente e fora do radar de muitos: a RetailTech Japan. Essa feira, a maior do setor varejista no Japão, reúne sete eventos em um só, abrangendo áreas como Japan Shop, Franchising, Construção, Segurança, Manutenção e Iluminação.

Apesar da longa distância e das mais de 30 horas de deslocamento, a ansiedade de descobrir o Japão amenizou o cansaço da viagem. Ao chegar, veio aquele frio na barriga, mas, mesmo vivendo a era da tecnologia, surpreendeu-me a facilidade de locomoção desde o aeroporto até o hotel. Ter internet no celular é fundamental para essa viagem, com o Google Maps e o tradutor sendo aliados indispensáveis.Já no trem, o primeiro choque cultural: um silêncio absoluto. O trem em si é silencioso, e as pessoas dentro dele seguem a mesma atmosfera – nada de conversas em voz alta ou barulho excessivo. Além disso, tudo é impecavelmente limpo, e, curiosamente, quase não há lixeiras visíveis como temos no Brasil.

O fuso horário sempre é um desafio, mas, movido pela empolgação, saí para explorar o comércio japonês e me deparei com outra surpresa: a barreira do idioma. O inglês é pouco utilizado nas interações cotidianas, mas a tecnologia se mostrou uma excelente ponte. Logo na primeira loja, eu e o vendedor recorremos ao Google Tradutor, onde eu falava em português e o aplicativo traduzia para o japonês. Em duas trocas de mensagens, concluímos a compra sem dificuldades.

Outro ponto que me chamou atenção foi o alto nível de atenção ao cliente. Ao buscar um café na mundialmente famosa Starbucks, percebi que todos os clientes eram recebidos com um educado “boa tarde” e despedidos com um caloroso “obrigado”. Todos, sem exceção. Foi um pequeno detalhe que revelou muito sobre a cultura japonesa e seu apreço pela educação, pelo respeito e pela cordialidade.

Finalizando meu primeiro dia na Terra do Sol Nascente – e, sim, no “futuro” em relação ao Brasil –, as primeiras impressões foram de um povo que respeita profundamente a individualidade, mas que, quando se propõe a interagir, o faz com extrema hospitalidade. Nas próximas colunas, compartilharei mais visões dessa viagem que, sem dúvida, marcou minha vida.

 

Imagens: Elifas de Vargas


*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *