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Entrega no mesmo dia pode superar seus custos e complexidades?

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Uma pesquisa da Roadie descobriu que os varejistas ainda estão buscando determinar se o remetente ou o cliente deve cobrir os custos da entrega no mesmo dia, pois a prática torna o last mile “mais caro, mais complexo e (às vezes) menos eficiente, colocando mais pressão sobre as empresas para atender às expectativas dos clientes sem quebrar o banco”.

Do lado positivo, a pesquisa com 150 organizações que oferecem entrega no mesmo dia encontrou benefícios ao adicionar a oferta, como maior satisfação do cliente, vendas e taxas de retenção. A maioria dos entrevistados (80%) relatou aumento na receita após a implementação da prática.

No entanto, os custos relacionados foram significativos, incluindo quase metade dos entrevistados relatando custos iniciais de seis dígitos (com um custo mediano de US$ 400.000). Além disso, os custos operacionais aumentaram para 79% das empresas após a implantação da entrega no mesmo dia, incluindo aqueles relacionados ao estoque e ao transporte.

Para compensar os custos da entrega no mesmo dia, a Roadie aconselha criar eficiências no ponto de distribuição, seja em uma loja ou depósito. As etapas podem incluir adicionar uma dark store para acelerar a seleção e embalagem, investir em centros de atendimento microlocais para trazer o estoque para mais perto das residências, utilizar automação e consolidar pedidos. A pesquisa da Roadie descobriu que 79% dos entrevistados cobram pela entrega ou aumentaram os preços dos produtos para compensar os custos.

Uma análise da McKinsey divulgada no final do ano passado descobriu que a entrega no mesmo dia continua sendo um “pequeno segmento do mercado”, representando entre 2% e 3% do mercado de correio, expresso e encomendas (CEP) nos EUA, com o crescimento prejudicado por restrições de capacidade relacionadas à COVID.

Globalmente, a entrega no mesmo dia foi mais prevalente em grandes cidades. A McKinsey escreveu: “Atualmente, apenas grandes metrópoles podem gerar a demanda e os volumes de oferta para possibilitar serviços no mesmo dia”.

A McKinsey também descobriu que, excluindo o canal de supermercados, apenas alguns varejistas “são grandes o suficiente para construir redes de entrega no mesmo dia”, e as regulamentações urbanas, relacionadas a preocupações com veículos de entrega autônomos, qualidade do ar e congestionamento, podem restringir a entrega no mesmo dia.

Para os consumidores, as pesquisas mostram uma maior disposição para pagar pela confiabilidade em vez da rapidez. Muitos consumidores também perdem os prazos diários para fazer pedidos no mesmo dia, geralmente antes das 13 ou 14 horas. A McKinsey escreveu: “Estender o limite de tempo é uma opção para aumentar os pedidos no mesmo dia, mas pode exigir o aumento da capacidade, introduzindo, por exemplo, maior automação”.

A pesquisa da Roadie e da McKinsey surge quando a entrega no mesmo dia está recebendo maior atenção. A Target está lançando uma nova oferta de associação paga que inclui entregas domiciliares como um benefício chave, enquanto o Walmart está oferecendo entregas domiciliares mais cedo pela manhã. O Kroger disse na semana passada que as vendas online cresceram 12% em 2023, lideradas por um aumento de 25% nas vendas de entrega no mesmo dia.

Em dezembro passado, a Amazon comemorou a entrega de seu bilionésimo pacote em seus sites de entrega no mesmo dia, que totalizam mais de 55 locais nos EUA.

 

Tom Ryan para RetailWire
Tradução por Central do Varejo
Imagem: Envato

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