Operação
Esta é a categoria de produtos que os consumidores mais devolvem

Uma pesquisa realizada pela plataforma de gerenciamento de informações de produtos Akeneo descobriu que seis em cada dez consumidores entrevistados afirmaram devolver itens de vestuário. O principal motivo citado para essas devoluções foi problemas com o tamanho (58%), seguido por avaliações conflitantes ou ausência de avaliações de clientes (35%).
Além disso, 34% dos entrevistados que devolvem roupas mencionaram que as imagens dos produtos eram enganosas, e 29% relataram que as informações sobre os produtos online estavam imprecisas.
Mais de seis em cada dez (62%) consumidores disseram que, de maneira geral, ter informações mais precisas sobre os produtos desde o início reduziria a probabilidade de realizar uma devolução. Além disso, quase seis em dez (59%) afirmaram já ter feito uma devolução porque a descrição online do produto era enganosa ou imprecisa.
Como os consumidores preferem devolver produtos
A pesquisa também analisou os métodos preferidos para devoluções. O levantamento apontou que 65% dos entrevistados preferem devolver os produtos diretamente na loja, se possível, enquanto 22% optam por enviá-los de volta pelo correio.
Além disso, quase sete em cada dez (68%) consumidores afirmaram estar cientes do impacto ambiental das devoluções, e 39% disseram que esse fator influencia sua decisão de realizar uma troca ou devolução.
Outros insights da pesquisa incluem:
- 65% dos entrevistados devolveram ou trocaram uma compra feita para as festas de fim de ano em 2024;
- 60% dos consumidores disseram que são pouco propensos a continuar comprando de uma marca que possui uma política de devolução ou troca confusa ou frustrante. Destes, 29% afirmaram que definitivamente não voltariam a comprar da marca;
- Consumidores das gerações Millennial e Z são os mais propensos a comprar múltiplos tamanhos de uma peça de roupa com a intenção de devolver um ou mais tamanhos posteriormente;
- 44% dos entrevistados disseram que saber que o processo de devolução da marca é ético e sustentável influencia sua decisão de compra.
“A sustentabilidade continua sendo uma preocupação importante para os clientes e, à medida que as marcas intensificam seus esforços nessa área, reduzir o número de devoluções torna-se essencial”, disse Romain Fouache, CEO da Akeneo. “Os consumidores esperam informações detalhadas e precisas sobre os produtos, independentemente de onde estejam comprando. Marcas que investem em uma experiência de produto robusta podem reduzir as devoluções, impactando positivamente seus resultados financeiros e aumentando a lealdade e satisfação dos clientes, garantindo que suas expectativas sejam atendidas.”
Imagem: Envato
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo