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Estudo revela que 27% das pessoas já sofreram fraude no e-commerce
Dentre os problemas mais frequentes relatados por clientes destacam-se o não recebimento ou entrega de produto errado ou com defeito
Um estudo divulgado esta semana pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que 27% dos consumidores brasileiros já sofreram algum tipo de fraude ao realizar compras online. A revelação está presente no levantamento “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo”, realizado pela entidade em parceria com a Pinion, a aponta uma alta de 12 pontos percentuais em relação à ultima edição, feita em 2019.
Realizando mediante a entrevista de 804 brasileiros de todo o país, o levantamento ainda mostra que, apesar da elevação no número de casos, cerca de 87% dos consumidores sentem segurança ao comprar em e-commerce de lojistas nacionais. Além disso, 38% se sentem mais seguros ao fazer compras online em marketplaces.
Dentre os problemas mais frequentes relatados pelas pessoas, estão o não recebimento do produto adquirido (57%), recebimento de produto errado ou com defeito (33%), fraudes no cartão de crédito (31%), vazamento dos dados pessoais (17%) e fraude na geração de boleto (12%)
Por fim, o estudo também aponta que 42% das vítimas de golpes online não denunciam a ocorrência. Dentre os que efetuam a comunicação, a preferência está pelo site “Reclame Aqui” (40%), seguido pelo Procon (22%). Desde 2019, a quantidade de ocorrências não resolvidas passou de 25% para 40%, indicando a dificuldade crescente das empresas em lidar com o problema.
Imagem: Freepik