Marketing
Estudo revela que a geração Z prefere comprar em lojas físicas
Levantamento feito pela IBM Institute for Business Value mostrou qyye 67% dos consumidores da geração preferem as lojas

A geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, é inegavelmente caracterizada por um perfil de consumo digital, pois cresceram conectados à internet. Muitos imaginam que esse grupo prefere fazer compras online e tem pouco interesse em visitar lojas físicas, mas uma pesquisa do IBM Institute For Business Value, chamada “Uniquely Gen Z”, revelou que 67% dos consumidores dessa geração ainda preferem realizar suas compras em lojas físicas.
Para atender aos jovens da geração Z, a rede Hortifruti Natural da Terra adotou uma abordagem personalizada, utilizando dados gerados pelo programa de relacionamento e um algoritmo de inteligência artificial para oferecer ofertas personalizadas a cada cliente, segundo informações da Super Varejo. A empresa compreende que seu público jovem valoriza a sustentabilidade, a diversidade, a inclusão e a preservação do meio ambiente, e, por isso, enfatiza esses aspectos em sua comunicação e posicionamento de marca.
A Hortifruti Natural da Terra também investe em estratégias para atrair os jovens para suas lojas físicas. Eles criaram um espaço exclusivo chamado “Novinho em folha”, onde apresentam novidades e itens recém-chegados com destaque na loja. Além disso, a comunicação em loja é cada vez mais digital, utilizando painéis de LED para transmitir os valores sustentáveis e atuais da marca.
Outra empresa que entende a importância de atrair o consumidor da geração Z é a Selmi, detentora da marca Renata. Para chamar a atenção dos jovens nos supermercados, eles investem em uma experiência sensorial, com decoração de loja alinhada a estudos sobre o fluxo de pessoas nos corredores e embalagens atrativas. Além disso, a estratégia inclui o licenciamento de personagens famosos, como Superman, Batman e Mulher Maravilha, para atrair um público fiel que se conecta com essas referências.
A marca Renata também utiliza as redes sociais para se conectar com a geração Z. Com presença no Instagram, Youtube e TikTok, eles alcançam públicos distintos, cada um com sua própria linguagem e ambiente. Essa abordagem permite que a marca esteja sempre dialogando com ferramentas nativas e relevantes para a geração Z, estabelecendo uma conexão sólida com esse público específico.
Imagem: Freepik