Economia
EUA impõem tarifa sobre produtos brasileiros, com 694 exceções

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. A medida entra em vigor no dia 6 de agosto.
Segundo a Casa Branca, a decisão foi tomada em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”. A justificativa foi apresentada em carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês.
De acordo com o texto da ordem executiva, as ações brasileiras “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de impactarem a política externa e a economia dos Estados Unidos.
A medida, no entanto, inclui uma lista de 694 produtos que ficaram de fora da tarifa. Entre as exceções estão suco e polpa de laranja, combustíveis, petróleo, minérios, fertilizantes, aeronaves civis (inclusive motores, peças e componentes), polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos.
Por outro lado, produtos como café, frutas e carnes não foram incluídos entre as exceções e passarão a ser taxados com a alíquota de 50%.
A lista completa dos itens isentos está disponível no Anexo I da ordem executiva, publicada no site oficial da Casa Branca. Confira clicando aqui.
Com informações de Agência Brasil
Imagem: Freepik