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Exclusivo: Yogini lança coleção ‘Om the road’, e busca expansão como franquia

A marca leva a filosofia do yoga para o Brasil, e abriu sua primeira loja fora de São Paulo

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Fachada da loja de Curitiba da Yogini

Fachada da loja de Curitiba da Yogini. Imagem: Divulgação

A Yogini é uma marca de moda inteligente voltada para o universo do yoga. A empresa surgiu em 2005, e, desde então, tem levado a filosofia do yoga para suas clientes. Atualmente, a Yogini é uma franquia e possui oito unidades, sendo cinco franquias e três lojas próprias.

O yoga é um conjunto de práticas de origem indiana que remonta há mais de 5 mil anos. Essa filosofia busca a integração do corpo e da mente durante as atividades físicas, em uma busca de bem-estar mental, físico e espiritual. A respiração é central no yoga, e precisa estar presente o tempo todo. E foi numa prática de yoga que a Yogini começou.

Em fevereiro, a Yogini lançou a coleção “Om the road”, que substitui o artigo em inglês “on” (na) pelo mantra “om”, o primeiro som do universo, de acordo com o yoga. O conceito da coleção remete ao autoconhecimento e à viagem interior em busca de equilíbrio. A coleção tem sobreposições em layers, utilitários e muito conforto, além de verdes e terrosos, as cores hibisco e alaranjados sempre em tons mate, que fazem referência à paisagem rústica e árida do cerrado e do deserto.

Pensando em desvendar as dicas de sucesso da Yogini, a Central do Varejo fez uma entrevista exclusiva com a marca, que você pode acompanhar na íntegra logo abaixo. Conversamos com a Thais Zimmermann, Analista de Marketing, e com a Mariana Marcolini, Gerente de Marketing. Acompanhe:

Milena: Me conte um pouco sobre a Yogini

Mariana Marcolini: A Yogini tem mais de 17 anos e nasceu literalmente num tapetinho de yoga. A Regina Zimmermann, que é a fundadora e idealizadora da marca, fazia aula de Iyengar, que é uma um dos métodos de yoga, e, quando ela estava no Shavasana, que é um momento de relaxamento final, ela pensou “eu preciso levar esse bem-estar para o maior número de pessoas” e foi assim que a marca  nasceu. 

Ela teve a ideia trabalhando na Bayard, na área de compras, e, naquela época, ainda era raro a venda do tapete de yoga no Brasil. E aí a gente começou a vender o tapete de yoga dentro das lojas Bayard. O negócio foi tão exitoso que começamos a vender roupa para praticar yoga. Porque o conceito da roupa de praticar yoga é diferente da roupa fitness normal. Toda roupa de yoga, para ser boa, tem que respirar, porque um dos conceitos básicos do yoga é inspirar e expirar. Então, criamos tecidos inteligentes que refletem esse lifestyle da mulher que gosta ou admira o yoga.

A mulher encontra na Yogini a roupa para praticar yoga e qualquer outra modalidade esportiva, e também encontra roupa para usar depois da prática e se sentir confortável e elegante. Também temos uma coleção de roupa casual, que se pode usar em todos os outros momentos da vida que não tem nada a ver com yoga. O que todas essas roupas têm em comum é que são todas roupas de bem-estar com tecidos feitos com fibras naturais, sustentáveis, e são roupas feitas para durar.

Milena: Como a cultura da empresa, no dia a dia, promove uma integração com a cultura do Yoga?

Mariana Marcolini: Desde o princípio, a nossa aproximação com a comunidade do yoga sempre foi muito verdadeira. Nós emprestamos tapetinhos de yoga para todos os eventos da comunidade do yoga que, normalmente, não têm para dar aulas gratuitas. A gente empresta, eles usam nas aulas, devolvem, a gente limpa esses tapetes e vai emprestando para vários eventos da comunidade do yoga. 

Outra forma é dar voz ativa a todos os professores e métodos, sem distinção e preconceito, dentro da nossa página do Instagram e das redes sociais. Também apoiamos eventos da comunidade do yoga, a gente manda brindes, divulga o evento. Então tem toda essa proximidade. A maioria das pessoas do estado de São Paulo que estão envolvidas com yoga conhecem a Yogini ou a figura da Regina Zimmermann.

Milena: Como foi o ano de 2023 para a franquia Yogini?

Mariana Marcolini: Nós demos um salto em direção ao nosso propósito, porque a gente abriu além. Nós abrimos duas franquias novas, uma em São Caetano, aqui em São Paulo, e uma nova em Curitiba. Então, pela primeira vez a Yogini está fora do estado de São Paulo. E sempre foi um sonho nosso ter a loja embaixo e o estúdio de yoga em cima, e finalmente nós conseguimos fazer isso em Curitiba, então a gente tem muito orgulho dessa franquia, porque ela está alinhada com nosso propósito de ter o produto associado a yoga.

Em 2023, o faturamento das oito lojas Yogini foi de R$ 26 milhões, e indústria própria que vende para as lojas foi de R$ 11,5 milhões.

Milena: Qual é a relação do e-commerce atualmente com as lojas físicas na Yogini?

Mariana Marcolini: Nós temos o nosso próprio site de e-commerce oficial da marca, operado internamente, e  nós trabalhamos isso de forma omnichannel. Ou seja, nas nossas lojas é possível vender produtos que estão no site, porque as vendedoras são remuneradas para isso.

Milena: Quais são os planos de crescimento para 2024?

Mariana Marcolini: Do ponto de vista de estratégia de negócio, nós estamos cada vez mais abertos para o mercado no sentido de ampliar o crescimento no formato de franquias. Estamos realmente colocando nossa frente para trabalhar muito e próximo do ambiente de franchising. 

 

Do ponto de vista do mercado, sempre tem uma novidade na Yogini. A cada coleção a gente conta uma história para nossa cliente, a questão do storytelling aqui está muito alinhada com o nosso propósito de levar o bem-estar. Então, a cada coleção a gente traz uma temática que vai enriquecer ou trazer bem-estar de corpo, mente e espírito para nossa cliente.

Atualmente, a nossa coleção se chama “Om the Road”, porque justamente a gente está levando o conceito de que a melhor viagem é a que acontece dentro da gente.



Milena: Falando sobre a cultura interna da loja, os funcionários estão ligados ao yoga?

Mariana Marcolini: Nós oferecemos para os colaboradores toda semana uma aula gratuita de yoga com um estúdio parceiro na rua do nosso do nosso escritório. Toda quarta-feira, às 8:30 da manhã, a gente tem uma prática gratuita para todo mundo, tanto o pessoal do escritório, quanto das lojas são convidados. E nós estamos sempre divulgando iniciativas para os nossos colaboradores. Então a gente tem ingresso para o público interno para eventos de yoga. E todas as nossas coleções são inspiradas em valores e conceitos do yoga, então para desenvolver uma coleção, a gente acaba lendo e estudando muito.

Milena: Qual é o perfil do cliente da Yogini?

Thais Zimmermann: A gente atende um público feminino mais velho, a grande porcentagem das nossas clientes têm seus 40+. Mas, a partir do momento que a gente começou a estar mais presente no digital, a gente sentiu que a nossa consumidora online é mais jovem, porque eu acho que desde cedo cada vez mais as mulheres estão procurando produtos com a filosofia e com propósito que a nossa marca tem. Mas a grande maioria são mulheres mais maduras e que têm um poder aquisitivo maior.

Milena: Uma vez que a maioria das clientes são mulheres, como é o quadro de funcionários da Yogini?

Thais Zimmermann: As pessoas que trabalham aqui são mais mulheres (80% mulheres 20% homens ) e o mais legal que eu sinto é que são mulheres de diversas faixas etárias, então é uma troca muito rica.