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Experiência de compra personalizada pode ajudar varejistas a fidelizar clientes

As empresas devem adotar uma estratégia de comércio unificado para atender à demanda dos consumidores por transações contínuas impulsionadas pela tecnologia.

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Experiência de compra

Cerca de 60% dos compradores estão inclinados a fazer compras repetidas com uma marca após uma experiência de compra personalizada, de acordo com as descobertas da Manhattan Associate na NRF Retail’s Big Show em Singapura.

Segundo o Benchmark de Comércio Unificado para Varejo Especializado em Singapura, conduzido pela Incisiv, a experiência de compra personalizada influencia significativamente a lealdade do cliente, com recursos como atualizações em tempo real de inventário e recomendações de produtos personalizadas aumentando a satisfação. A Adidas estabelece um precedente nesse aspecto com seus dados dinâmicos de inventário e sugestões personalizadas.

Simplificar os processos de checkout também se mostra crucial, dado que 43% dos compradores preferem transações rápidas e sem complicações. A Nike lidera com um checkout em um único passo que inclui detalhes de envio pré-preenchidos, minimizando fricções e garantindo conversões suaves.

Além disso, considerações ambientais influenciam cada vez mais as preferências dos consumidores, com 33% expressando preferência por opções de embalagens reutilizáveis. A Dior não só atende consistentemente às expectativas de entrega, mas também oferece opções de embalagens ecológicas, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade.

Por fim, plataformas de mensagens como chat ao vivo e redes sociais são preferidas por 66% dos compradores para suporte ao cliente, permitindo assistência em tempo real e engajamento aprimorado. A Hermès exemplifica essa abordagem com um suporte robusto via plataformas como chat ao vivo e WhatsApp.

“Hoje, a adoção de pagamentos digitais atingiu 87% e, nos próximos 12 meses, a tecnologia RFID continuará a otimizar a gestão de inventário, à medida que as vendas de eCommerce em Singapura crescem a uma CAGR de 8,9%”, disse Richard Wright, diretor-gerente do Sudeste Asiático na Manhattan Associates.

“Toda essa tecnologia e o impulso do consumidor destacam a importância de possibilitar e oferecer transações contínuas aos consumidores e sublinham a importância de desenvolver e implementar uma estratégia de comércio unificado totalmente funcional”, acrescentou.

Enquanto isso, cinco marcas se destacaram como líderes no comércio unificado, incluindo os titãs da indústria Nike, Adidas, Dior, UNIQLO e Charles & Keith.

O benchmark analisou 33 varejistas em mais de 290 capacidades de experiência do cliente em quatro categorias, incluindo busca e descoberta, carrinho e checkout, promessas e cumprimento, e serviço e suporte.

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo