Economia

Faturamento do varejo em agosto cresce 4% com Dia dos Pais

Publicado

on

vendas de fim de ano; shoppings; aluguel

De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), da HiPartners, o faturamento do varejo nacional aumentou 4% na comparação anual, influenciado principalmente pelo dia dos pais. Apesar do aumento, as pessoas compraram menos esse ano: as lojas de shopping registraram queda de 16% no fluxo de visitantes, e as lojas de rua recuaram 7%. O avanço nas vendas foi sustentado pelo aumento de 4,7% no ticket médio, que chegou a 5% nas lojas de rua e 4% nos estabelecimentos situados em shoppings.

A combinação de menos visitantes e mais vendas indica um consumidor mais seletivo, gastando mais por compra, tendência reforçada pelo Dia dos Pais e pela elevação do ticket médio em praticamente todas as regiões, do salto de 6% no Sul ao avanço de 5% no Sudeste.

Todas as regiões tiveram alta de faturamento, com o Centro-Oeste na liderança, subindo 8%. Nordeste e Sudeste vieram em seguida, com avanços de 4,3% e 4%, respectivamente. O Norte foi a única região a combinar elevação de 2% no faturamento com o aumento expressivo de 67% no fluxo de visitantes. Já o Sul ficou praticamente estável, com apenas 0,01% de crescimento, registrando um dos maiores recuos de público, de 16%.

Em relação aos setores, a maioria conseguiu superar o mesmo período de 2024, com destaque para móveis e eletrodomésticos, que dispararam 16% no faturamento, e para outros artigos de uso pessoal e doméstico, com alta de 8%. A exceção foi a categoria de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que recuou 2%, destoando do avanço generalizado.

“Em um cenário macroeconômico ainda desafiador, marcado por pressões de custo, margens estreitas e pela mudança cada vez mais rápida do comportamento de consumo, a tecnologia passa a ser essencial para garantir a sobrevivência e o crescimento. Investir em soluções que aumentam produtividade, reduzem custos e otimizam processos é o caminho para transformar complexidade em vantagem competitiva e preparar o setor para um ciclo sustentável de crescimento”, comenta Flávia Pini, sócia da HiPartners, gestora de investimentos em tecnologia para varejo e responsável pelo índice.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *