• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Festa Junina impulsiona varejo, que deve movimentar R$6 bi no mês
Advertisement

Economia

Consumo com vale-alimentação e vale-refeição cresce em abril

Economia

Alckmin prevê R$ 16 bi em movimentação no varejo

Economia

Vendas no varejo crescem em abril, aponta índice da Stone

Economia

Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, diz pesquisa da Elo

Economia

EUA e China suspendem tarifas e iniciam trégua comercial de 90 dias

Economia

Varejo registra queda em abril, mas mantém crescimento anual

Economia

Projeção da inflação cai pela quarta semana seguida

Economia

IPCA de abril fecha em 0,43%, com influência dos alimentos e saúde

Economia

EUA e Reino Unido firmam acordo para redução de tarifas

Economia

Festa Junina impulsiona varejo, que deve movimentar R$6 bi no mês

Período representa uma excelente oportunidade para quem deseja atrair consumidores, ampliar as vendas e movimentar os estoques

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Redação

A Festa Junina é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, com previsão de movimentar cerca de R$6 bilhões neste mês de junho, principalmente durante os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, de acordo com o Ministério do Turismo. Essa ocasião é conhecida por suas brincadeiras e pratos típicos, representando uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos consumidores, impulsionar as vendas em diversos setores e movimentar os estoques.

Um estudo realizado pela Neogrid em parceria com a Horus revelou que alguns dos itens mais consumidos nessa época do ano apresentaram alta oscilação no índice de ruptura entre maio e julho de 2022. A falta de produtos é um fator crucial para a satisfação do consumidor e pode impactar diretamente a lucratividade dos negócios, tornando a sazonalidade um aspecto que requer atenção especial para evitar estoques parados, prejuízos financeiros e clientes desapontados.

Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da HORUS, destaca que as festas juninas oferecem oportunidades para o varejo, impulsionando as vendas de produtos e ingredientes típicos. Para aproveitar esse momento, é essencial antecipar-se e compreender o comportamento do consumidor no ano anterior, a fim de planejar ações e garantir a presença dos produtos preferidos nas prateleiras.

O levantamento revelou que houve um aumento de 4% no consumo de milho em conserva no último ano. O mesmo aconteceu com a maçã, apresentando um índice médio de ruptura de 32% entre maio e julho de 2022. A paçoca também teve grande procura, com uma média de 24% de indisponibilidade de estoque no mesmo período.

Por outro lado, a pipoca de micro-ondas foi o item que menos faltou nas prateleiras em junho de 2022, estando ausente em apenas 16% delas. Além disso, o doce de amendoim e o vinho nacional foram os produtos menos adquiridos, com o primeiro representando apenas 0,27% das vendas e o último apresentando o maior ticket médio registrado no trimestre mencionado.

Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, ressalta que é comum haver uma maior taxa de ruptura nos produtos típicos durante datas sazonais. Para 2023, espera-se um comportamento semelhante nas categorias mencionadas. Portanto, é responsabilidade do varejo e da indústria se prepararem para evitar ao máximo a falta de produtos e, consequentemente, a perda de vendas. A tecnologia desempenha um papel importante nesse processo, oferecendo diversas soluções capazes de analisar dados de consumo e gerar insights estratégicos para aumentar as vendas com mais rentabilidade, inclusive durante as festas juninas.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Preferência por fast food entre os jovens até 20 anos diminui no Brasil

Não perca

Governo Federal reduz em até 95% tarifas nos portos de RJ e Santos

Continue Reading

Você pode gostar

  • Mulheres abraçadas em festival de música Mulheres abraçadas em festival de música

    Tendências de moda feminina jovem no Coachella

  • Natural One Justo Natural One Justo

    Natural One fortalece presença no mercado com retail media

  • Ephemeral Commerce Ephemeral Commerce

    InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

  • sucesso no varejo; teto simples nacional sucesso no varejo; teto simples nacional

    Por que você deve fazer uma pesquisa de comportamento no seu negócio?

  • Decolar Decolar

    Decolar adota Click to Pay da Visa em seu checkout

  • Transferência Transferência

    Transferência de estabelecimento: quais cuidados tomar?

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Mulheres abraçadas em festival de música
Comportamento9 horas atrás

Tendências de moda feminina jovem no Coachella

Natural One Justo
Franchising17 horas atrás

Natural One fortalece presença no mercado com retail media

Ephemeral Commerce
InsightZ19 horas atrás

InsightZ #34: Vendas que somem: O poder do ephemeral commerce

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

franquia de lavanderia
Franchising2 anos atrás

Franquia de Lavanderia: 25 opções mais lucrativas

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

marchon
Vídeos5 dias atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação