• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Festa Junina impulsiona varejo, que deve movimentar R$6 bi no mês
Advertisement

Economia

Mercado revisa para baixo estimativas de inflação nos próximos anos

Economia

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Economia Operação

Varejo físico tem alta de 2,1% em setembro

Economia Operação

Pequenos varejistas dos EUA enfrentam o Natal mais desafiador em anos

Economia

Varejo brasileiro recua 0,5% no terceiro trimestre

Economia

China alerta os EUA sobre possível retaliação após ameaça de tarifas de 100% feita por Trump

Economia

Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras

Economia

Boletim Focus aponta nova queda na projeção da inflação

Economia

Inflação oficial de setembro fica em 0,48%

Economia

Festa Junina impulsiona varejo, que deve movimentar R$6 bi no mês

Período representa uma excelente oportunidade para quem deseja atrair consumidores, ampliar as vendas e movimentar os estoques

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Redação

A Festa Junina é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, com previsão de movimentar cerca de R$6 bilhões neste mês de junho, principalmente durante os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, de acordo com o Ministério do Turismo. Essa ocasião é conhecida por suas brincadeiras e pratos típicos, representando uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos consumidores, impulsionar as vendas em diversos setores e movimentar os estoques.

Um estudo realizado pela Neogrid em parceria com a Horus revelou que alguns dos itens mais consumidos nessa época do ano apresentaram alta oscilação no índice de ruptura entre maio e julho de 2022. A falta de produtos é um fator crucial para a satisfação do consumidor e pode impactar diretamente a lucratividade dos negócios, tornando a sazonalidade um aspecto que requer atenção especial para evitar estoques parados, prejuízos financeiros e clientes desapontados.

Luiza Zacharias, diretora de Novos Negócios da HORUS, destaca que as festas juninas oferecem oportunidades para o varejo, impulsionando as vendas de produtos e ingredientes típicos. Para aproveitar esse momento, é essencial antecipar-se e compreender o comportamento do consumidor no ano anterior, a fim de planejar ações e garantir a presença dos produtos preferidos nas prateleiras.

O levantamento revelou que houve um aumento de 4% no consumo de milho em conserva no último ano. O mesmo aconteceu com a maçã, apresentando um índice médio de ruptura de 32% entre maio e julho de 2022. A paçoca também teve grande procura, com uma média de 24% de indisponibilidade de estoque no mesmo período.

Por outro lado, a pipoca de micro-ondas foi o item que menos faltou nas prateleiras em junho de 2022, estando ausente em apenas 16% delas. Além disso, o doce de amendoim e o vinho nacional foram os produtos menos adquiridos, com o primeiro representando apenas 0,27% das vendas e o último apresentando o maior ticket médio registrado no trimestre mencionado.

Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid, ressalta que é comum haver uma maior taxa de ruptura nos produtos típicos durante datas sazonais. Para 2023, espera-se um comportamento semelhante nas categorias mencionadas. Portanto, é responsabilidade do varejo e da indústria se prepararem para evitar ao máximo a falta de produtos e, consequentemente, a perda de vendas. A tecnologia desempenha um papel importante nesse processo, oferecendo diversas soluções capazes de analisar dados de consumo e gerar insights estratégicos para aumentar as vendas com mais rentabilidade, inclusive durante as festas juninas.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Preferência por fast food entre os jovens até 20 anos diminui no Brasil

Não perca

Governo Federal reduz em até 95% tarifas nos portos de RJ e Santos

Continue Reading

Você pode gostar

  • compras; fluxo; shoppings compras; fluxo; shoppings

    Varejo em shoppings registra crescimento no segundo trimestre

  • Black Friday Black Friday

    Como usar Inteligência Artificial para vender mais na Black Friday

  • Fini inaugura loja no Parque Bondinho Pão de Açúcar®

  • Outubro Rosa chama atenção para a saúde das mulheres no trabalho

  • marketing de varejo marketing de varejo

    Marketing de Varejo: estratégias e importância para o sucesso

  • Ulta Ulta

    Ulta Beauty amplia operação digital com novo marketplace próprio

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
compras; fluxo; shoppings
Operação43 minutos atrás

Varejo em shoppings registra crescimento no segundo trimestre

Black Friday
Colunistas3 horas atrás

Como usar Inteligência Artificial para vender mais na Black Friday

Operação16 horas atrás

Fini inaugura loja no Parque Bondinho Pão de Açúcar®

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.