Economia
Festas de fim de ano devem alavancar vendas nos supermercados
Setor deve ter resultado 10% melhor do que no ano anterior, afirma ASSERJ
Com a temporada de festas de fim de ano se aproximando, os supermercados estão se preparando para um aumento significativo nas vendas. Segundo a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), as vendas durante o Natal e Ano Novo devem registrar um crescimento de cerca de 10% em relação ao ano anterior.
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, destaca que os supermercados estão focados em atender à demanda crescente, especialmente para a preparação das ceias natalinas. Ele ressalta que o Natal é uma das celebrações mais esperadas pelas famílias brasileiras e que, mesmo diante da resiliência econômica, há uma expectativa positiva para este ano.
No entanto, a preparação para o Natal também apresenta desafios para o setor, pois a previsão precisa das vendas é crucial para evitar excessos ou escassez de itens perecíveis e sazonais. Queiróz enfatiza a importância de dados históricos consistentes e o apoio da Inteligência Artificial para aprimorar essa previsão.
Itens mais procurados e dicas de compras
Embora os produtos típicos das ceias natalinas sejam os mais demandados, as vendas durante esse período impactam positivamente todas as categorias. Bebidas, hortifruti, frutas secas, sobremesas e as tradicionais aves natalinas estão entre os itens mais procurados.
A ASSERJ destaca que os produtos sazonais apresentam um aumento médio de 10% nos preços, porém, Fábio Queiróz assegura que isso não impedirá as famílias de preparar suas ceias, especialmente considerando a redução nos preços de outros produtos, como os da cesta básica.
Para os consumidores, a ASSERJ oferece três dicas fundamentais para as compras de festas de fim de ano:
Antecipe suas compras
Evite deixar as compras para a última hora, garantindo frescor, qualidade e tranquilidade na busca pelos produtos necessários.
Aproveite os combos de natal
Os supermercados costumam oferecer combos que trazem vantagens na compra conjunta de produtos complementares.
Presenteie com kits natalinos
Caso o orçamento esteja limitado, os kits natalinos, como os de bombons e panetone, são opções que certamente agradarão aos presenteados.
Imagem: Divulgação