Operação
Festas juninas impulsionam faturamento do comércio em junho

Entre os dias 1º e 24 de junho, período de festas juninas, o comércio brasileiro registrou um crescimento de 13,3% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Getnet Brasil. O levantamento inclui tanto as vendas físicas quanto as digitais em todo o país e aponta que, apesar da leve queda de 0,81% no volume total de transações, o setor apresentou desempenho positivo.
O comércio físico teve aumento de 12,68% no faturamento, enquanto o comércio digital cresceu 16,2%. No varejo em geral, que registrou alta de 4,74% no período, o setor de alimentos se destacou com crescimento de 15,6%.
“O consumidor brasileiro continua valorizando as tradições juninas. Os dados demonstram um engajamento significativo nas compras típicas da temporada — como doces, ingredientes para pratos tradicionais e outros itens característicos das celebrações. Isso reforça o papel cultural e econômico dessas festividades no país”, destaca Rodrigo Carvalho, Superintendente de Analytics da Getnet.
Outros eventos impactam consumo no mês de junho
Além das festas juninas, outras duas celebrações também impactaram positivamente o consumo em junho no estado de São Paulo: o feriado prolongado de Corpus Christi e a Parada LGBTQIA+, principal evento da comunidade no país. De acordo com dados do Itaú Unibanco, entre os dias 19 e 22 de junho, houve aumento de 10,8% nas vendas do comércio em comparação ao mesmo feriado em 2023.
Os dados do Itaú consideram vendas com cartões de débito e crédito, Pix QR Code e Pix Transferência, realizadas de pessoa física para pessoa jurídica tanto no e-commerce quanto em maquininhas da Rede. Entre os setores com maior crescimento destacam-se lojas de departamento (47,8%), recreação (30,1%), hotéis e serviços de turismo (25,5%), bebidas (19,3%) e açougues (17,9%).
Imagem: Agência Brasil