Operação

Fim de semana do GP de São Paulo impulsiona consumo na capital, mostra análise da Visa

Publicado

on

capital

O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, uma das duas etapas da categoria realizadas na América Latina e no Caribe, manteve seu impacto econômico na capital paulista em 2025. Reconhecido por atrair público nacional e internacional, o evento reforçou o posicionamento da cidade como destino global no calendário da modalidade.

Neste ano, dados da Visa Consulting & Analytics (VCA) apontaram aumento no volume de consumo durante o período do GP. A análise evidencia o papel dos visitantes estrangeiros e o avanço de viajantes corporativos no fim de semana da corrida.

“Grandes eventos como este transformam cidades em polos econômicos, mobilizando visitantes de diferentes regiões do país e do mundo. Nossa análise mostra como o turismo pode ser um motor poderoso de crescimento, com portadores de credenciais Visa internacionais impulsionando o gasto médio”, afirmou Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics para o Brasil. “Os dados exclusivos da Visa permitem que comerciantes, credenciadores, formuladores de políticas e outros stakeholders identifiquem onde estão as maiores oportunidades — seja na hotelaria, no varejo ou em tendências emergentes de pagamento — e planejem estratégias que ampliem os efeitos positivos do evento para além do fim de semana da corrida”.

Leia também: Marcas aceleram ativações no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1

Crescimento das transações

Segundo a Visa, o número de transações com credenciais Visa em São Paulo durante o fim de semana do GP cresceu 35% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As operações realizadas por portadores de credenciais emitidas no exterior foram 2,4 vezes maiores que as dos consumidores brasileiros.

Entre os visitantes internacionais, o volume de transações aumentou 25%, com destaque para turistas dos Estados Unidos, Argentina e Chile.

Adoção do pagamento por aproximação

As transações por aproximação realizadas por portadores de credenciais Visa, brasileiros e estrangeiros, registraram alta de cerca de 25% no período. A Visa aponta que o movimento reflete a expansão de tecnologias de pagamento utilizadas na cidade.

Desempenho por categorias

Setores como vestuário, varejo, hospedagem e alimentação registraram avanços de até 40% nos gastos durante o evento, segundo a VCA.

Aumento do bleisure

As chegadas de viajantes corporativos cresceram mais de 10% em relação a uma semana média de outubro, e os gastos desse público aumentaram quase 25%. O levantamento indica tendência de combinação entre viagens de negócios e lazer no período do GP.

A análise da Visa Consulting & Analytics considerou transações processadas pela VisaNet em São Paulo (capital) entre 4 e 10 de novembro de 2025, com foco no fim de semana da corrida, realizado de 7 a 9 de novembro. O comparativo utiliza dados do evento de 2024, ocorrido entre 1º e 3 de novembro. Transações relacionadas ao Visa Direct não foram incluídas.

Imagem: Visa Cash App Racing Bulls / Getty

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *