Franchising
Fini cresce 75% em 2023; resultado foi acima do esperado
Meta era ter 250 franquias ativas, mas empresa conseguiu atingir marca de 290 unidades

A rede de franquias Fini, especializada em balas e guloseimas, superou as expectativas de sua equipe de expansão ao encerrar o ano de 2023 com resultados excepcionais. A meta inicial, já ambiciosa, previa a abertura de cerca de 250 franquias ao longo do período. No entanto, graças a ações de marketing, visão empreendedora, investimentos em novos mercados e uma estratégia de expansão bem-sucedida, a marca alcançou um crescimento surpreendente de 75%, fechando o ano com um total de 290 operações em funcionamento e nenhum fechamento.
Durante o ano, foram inauguradas 125 novas franquias em todas as regiões do país, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro como os locais com maior número de novas lojas. Além disso, a Fini expandiu sua presença para novos espaços, como metrôs, supermercados, hotéis, além dos tradicionais shopping centers, e estabeleceu-se em dois novos estados: Tocantins e Roraima.
Para o ano corrente, a Fini mantém seu foco no crescimento e na consolidação de sua presença de mercado, estabelecendo uma meta de crescimento de 38%. A empresa planeja abrir 400 novas franquias até o final do ano, incluindo sua chegada ao Amapá, o único estado brasileiro onde ainda não está presente. Desde o final de 2023, a Fini já inaugurou mais 10 lojas, alcançando um total de 300 unidades em todo o país. A 300ª loja foi inaugurada de forma inédita na cidade de Serra (ES), no formato pocket, no Shopping Mestre Álvaro.
“A Fini se destaca no setor de franquias e continua a consolidar-se como líder no segmento no Brasil, alcançando padrões de excelência tanto nos modelos de negócios oferecidos quanto no relacionamento com os franqueados. Nossa estratégia para este e os próximos anos inclui a diversificação da presença da marca e a expansão para espaços como aeroportos, centros de compra, hipermercados, parques e resorts”, destaca Patrick Ramos, diretor de negócios Latam da Fini Brasil.
Em 2023, a Fini foi reconhecida por duas conquistas significativas. De acordo com o relatório mais recente da Associação Brasileira de Shopping Centers, a Fini foi a marca que mais inaugurou franquias em shopping centers no período, superando 1.376 empresas em todas as áreas mapeadas, não apenas no segmento de alimentos e bebidas. Além disso, a empresa recebeu o Certificado Internacional de Franquias na categoria Sênior, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o que atesta sua presença internacional e seu compromisso em tornar-se a principal franquia do segmento em todo o mundo.
“Este certificado é o resultado de nossos esforços contínuos para expandir nossa presença global, um objetivo fundamental em nossa busca pela liderança mundial no segmento”, conclui Ramos.
Imagem: Reprodução/Shopping Piracicaba