Operação
Fiserv anuncia colaborações com Visa e Mastercard para acelerar a adoção do comércio agêntico
A Fiserv anunciou duas colaborações estratégicas com a Visa e a Mastercard para ampliar a adoção do comércio agêntico no varejo. As iniciativas têm como foco habilitar transações realizadas por agentes baseados em inteligência artificial, com ênfase em interoperabilidade, autenticação e segurança em escala.
Na parceria com a Visa, a Fiserv passará a habilitar o Visa Intelligent Commerce e a implantar o Trusted Agent Protocol em todo o seu ecossistema agêntico interoperável. A colaboração permitirá que varejistas integrem experiências de Agentic Commerce, em que agentes de IA atuam em nome dos consumidores para descobrir, comparar e adquirir produtos. A iniciativa combina as capacidades de autenticação e comércio agêntico da Visa com a rede de varejistas clientes da Fiserv.
“A Fiserv e a Visa estão simplificando a entrada no ecossistema de Agentic Commerce, oferecendo aos varejistas usuários da Clover e da Fiserv, bem como aos nossos parceiros ISVs (desenvolvedores de software) e ISOs (provedores independentes de serviços financeiros), as ferramentas necessárias para que possam aproveitar experiências inovadoras, promovendo confiança e segurança”, disse Sanjay Saraf, Sênior Vice-Presidente e Diretor Global de Produtos e Soluções para Varejistas da Fiserv.
Segundo a Visa, o Trusted Agent Protocol estabelece uma estrutura para autenticar agentes confiáveis, diferenciar bots maliciosos e garantir que cada transação seja autorizada por um consumidor com intenção verificada, mantendo inalteradas as informações de pagamento utilizadas no checkout. “Por meio do Visa Intelligent Commerce e do nosso Trusted Agent Protocol, estamos construindo confiança em cada camada da experiência de comércio agentic”, afirmou Rubail Birwadker, Diretor Global de Produtos de Crescimento e Parcerias Estratégicas da Visa.
Além da parceria com a Visa, a Fiserv também ampliou sua colaboração com a Mastercard para impulsionar o comércio agêntico confiável entre varejistas. A companhia será uma das primeiras grandes processadoras de pagamento a adotar, em escala, o Mastercard Agent Pay Acceptance Framework, que define padrões de tokenização, autenticação forte, prevenção a fraudes e governança para transações realizadas por agentes de IA.
No escopo dessa parceria, a Fiserv se integrará à solução Secure Card on File da Mastercard, atuando como Token Requestor em nome de varejistas e parceiros. A iniciativa utiliza a tecnologia de tokenização da Mastercard para viabilizar transações seguras e contínuas em diferentes ambientes de pagamento.
“A Fiserv e a Mastercard estão trabalhando juntas para estabelecer a base de experiências de comércio agêntico seguras, inteligentes e interoperáveis”, disse Sanjay Saraf. “Juntos, estamos permitindo que varejistas de todos os tamanhos participem com confiança desta nova era do comércio, aproveitando padrões confiáveis e pagamentos programáveis para impulsionar o crescimento.”
Para Chiro Aikat, Co-Presidente da Mastercard nos Estados Unidos, o comércio agêntico está transformando os pagamentos. “O comércio agêntico está transformando os pagamentos ao criar experiências mais inteligentes e intuitivas tanto para comerciantes quanto para consumidores”, afirmou. “Ao trabalhar com a Fiserv, estamos tornando mais fácil para os varejistas adotarem essas inovações com confiança, velocidade e segurança.”
Imagem: Reprodução
