• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Franquias de alimentação registram alta de 18%, aponta estudo da ABF
Advertisement

Economia

Consumo na América Latina cresce pelo 10º trimestre seguido

Economia

Sob novo regime de apuração, inflação estoura teto da meta em junho

Economia

Trump anuncia taxa de 50% sobre produtos brasileiros

Economia

Varejo registra queda em junho, aponta índice da Stone

Economia

Trump aumenta tarifas sobre Japão, Coreia do Sul e outros países a partir de agosto

Economia

Faturamento do varejo cresce 6% em maio, segundo índice

Economia

Boletim Focus: economistas derrubam, mais uma vez, projeção da inflação

Economia

Venda de drinks no frio cresce até 19%

Economia

Para 40% dos brasileiros, pix automático torna operações mais práticas

Economia

Franquias de alimentação registram alta de 18%, aponta estudo da ABF

De acordo com o estudo, o segmento de foodservice teve um faturamento recorde de quase R$52 bilhões ao longo de 2022

Publicado

2 anos atrás

on

10 de julho, 2023

Por

Redação

Após o fim da pandemia e a retomada das atividades presenciais, o setor de alimentação voltou à normalidade. A implementação de transformações digitais e a aceitação do delivery foram fatores-chave para o sucesso do mercado de Foodservice nesse período. No entanto, os custos e a retenção de colaboradores ainda são grandes desafios para o setor, de acordo com a “Pesquisa de Food Service 2023”, realizada pela ABF em parceria com a Galunion.

A pesquisa revelou que, em 2022, o segmento de franquias de alimentação faturou R$51,918 bilhões, um aumento de 18% em relação a 2021, confirmando uma tendência de recuperação. O número de unidades cresceu 9%, ultrapassando 40 mil, acompanhando a retomada da expansão das franquias em geral no ano passado. O número de redes também teve um aumento de 5%, totalizando 857 marcas. No primeiro trimestre de 2023, o segmento cresceu 20%. Esses e outros resultados foram apresentados no “Seminário Setorial de Food Service”, evento realizado durante a ABF Franchising Week 2023.

A pesquisa incluiu uma amostra de 41 marcas de alimentação, 200 franqueados, representando 42% do faturamento e 8.690 pontos de venda. Os resultados mostraram que 95% das redes possuem multifranqueados e 49% possuem programas de fidelidade. Além disso, a pesquisa revelou que 52% dos estabelecimentos estão localizados em shoppings, 39% em ruas e 9% em galerias e outros locais. Quanto à culinária, há uma grande variedade, com destaque para Grelhados/Churrasco, que representa 17%, seguido por Hamburgueria e/ou Sanduicheria, Cafeterias/Chás e Outros, todos com 15%.

As empresas estão cada vez mais empenhadas em oferecer uma experiência de consumo diferenciada, levando em consideração toda a jornada do consumidor. Houve um aumento significativo de restaurantes e estabelecimentos que oferecem serviços rápidos, tanto presenciais quanto por meio de delivery ou takeaway. Para se adaptar ao perfil dos clientes, as redes investiram em estratégias e mudanças no menu. Cerca de 44% optaram por reduzir o número de itens no cardápio e reorganizá-lo para publicação online ou digital em diferentes plataformas. Isso também ajuda a lidar com os impactos da inflação que o setor de alimentação enfrenta.

A pesquisa também revelou tendências no mercado de Foodservice, como parcerias de co-branding com marcas renomadas de fornecedores (51%), busca por tendências veganas ou vegetarianas (44%) e investimentos em alimentos funcionais e para reforço de imunidade (39%). Além disso, as redes estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social, com 29% delas buscando alternativas para reduzir desperdícios e utilizar produtos e ingredientes sustentáveis.

No que diz respeito aos colaboradores, o número de funcionários nas lojas aumentou 3,7% em 2022 em comparação a 2021. No entanto, a retenção de talentos ainda é um desafio para o setor. Para lidar com essa questão, 88% das empresas investem em premiações com base em metas atingidas, 46% oferecem treinamentos internos e externos para desenvolvimento da gestão, e 37% estão mudando o formato de remuneração, introduzindo uma parte variável.

O delivery continua sendo um canal de atendimento importante e contribui significativamente para o faturamento das redes. Segundo a pesquisa, 93% das redes utilizam o delivery, sendo que 44% delas atuam exclusivamente em plataformas de marketplace de terceiros. Apesar de ter diminuído em participação (share), o delivery registrou um crescimento de 14% em valor para as marcas em 2022. A taxa de entrega média é de R$8, e as redes costumam cobrar um acréscimo médio de 16% nos pedidos de delivery. O tempo médio para entrega é de 23 minutos, levando em consideração o processo de produção e a espera do entregador.

Apesar dos bons resultados, ainda há pontos a serem melhorados na relação com os marketplaces de entrega, como o preço elevado do serviço, o acesso aos dados do cliente, a conciliação financeira e a falta de mecanismos para lidar com problemas ocorridos com os clientes.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Regiões Nordeste e Sudeste puxam alta do varejo durante mês de junho

Não perca

Entenda em 5 pontos as principais mudanças da Reforma Tributária

Continue Reading

Você pode gostar

  • Americanas Americanas

    Americanas lança evento com foco em julho e integração de canais

  • convenções convenções

    Muito além de eventos: as convenções conectam pessoas e propósitos

  • Maior franquia do mundo: saiba qual é

  • Fini lança jogo Caça Fini nas férias

  • Mike Tyson Mike Tyson

    Mike Tyson co-funda plataforma de e-commerce

  • Ferrero Kellogg Ferrero Kellogg

    Ferrero adquire WK Kellogg por US$ 3,1 bi

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Americanas
Operação20 horas atrás

Americanas lança evento com foco em julho e integração de canais

convenções
Colunistas22 horas atrás

Muito além de eventos: as convenções conectam pessoas e propósitos

Franchising2 dias atrás

Maior franquia do mundo: saiba qual é

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

APTK
Vídeos4 dias atrás

Podcast Central do Varejo #43: APTK

etapp
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #42: Etapp

Intelbras
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação