Colunistas
Franquias educacionais no interior: um futuro de oportunidades

Nos últimos anos, tenho observado um movimento que considero transformador no franchising brasileiro: a interiorização das franquias. Cada vez mais, as redes estão deixando de concentrar seus esforços apenas nas capitais para levar oportunidades de negócios e desenvolvimento para cidades médias e pequenas.
Isso não acontece por acaso. Cidades do interior oferecem um ambiente competitivo mais saudável, custos operacionais mais baixos e, principalmente, uma demanda crescente por serviços de qualidade. Quando falamos em franquias educacionais, esse movimento se torna ainda mais relevante: levar educação para mais perto das famílias é também descentralizar oportunidades e ampliar o impacto social.
No Kumon, estamos vivendo isso de perto. Hoje estamos presentes em 630 municípios, em grandes cidades e outras menores como, por exemplo, Floriano, no Piauí; Novo Repartimento, no Pará; Junqueirópolis e Guariba, em São Paulo, entre tantas outras e seguimos expandindo. Nos últimos 10 anos levamos o Kumon para mais de 60 cidades novas do interior. Até o fim deste ano temos como meta somar 130 novas franquias. Parte delas em grandes centros, é verdade, inclusive já abertas, mas temos trabalhado com ferramentas de geomarketing para mapear cidades do interior com alto potencial de crescimento.
O que me chama atenção é como cada nova unidade no interior representa muito mais do que um negócio: é a chance de gerar empregos, desenvolver empreendedores locais e transformar a vida de centenas de alunos e suas famílias. Estimamos que cada centro, em média, possa atender de 150 a 200 alunos em poucos anos. É um impacto direto no desenvolvimento regional.
Falar em interiorização, portanto, é falar de visão de futuro. Como líderes e empreendedores, precisamos estar atentos a esse movimento, porque ele mostra que o crescimento sustentável não está apenas nos grandes mercados, mas também em olhar para o Brasil profundo, onde existem comunidades ansiosas por acesso, qualidade e oportunidade.
E você, acredita que o futuro das franquias, especialmente as educacionais, passa pelo interior do país? Esse movimento já está acontecendo e ainda há muito espaço para crescer.
Se você tem interesse em empreender no segmento de educação e quer saber quais áreas — seja uma cidade ou até mesmo um bairro específico — estão disponíveis para abertura de novas unidades do Kumon, acesse www.kumon.com.br, clique em “Seja um franqueado” e role a página até encontrar “Encontre uma oportunidade de abertura de franquia”. É o primeiro passo para fazer parte dessa transformação e levar educação de qualidade para ainda mais famílias pelo Brasil.
Imagem:

(*) Julio Segala. Atua no franchising há 29 anos, graduado em Engenharia Elétrica, Matemática e Física, Mestre em Engenharia, Pós-Graduado em Gestão de Negócios, atualmente Vice-presidente de Operações no Kumon América do Sul, membro dos comitês de Microfranquias & Novos Modelos e Educação da ABF e instrutor dos programas de capacitação da ABF.