• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Franchising

Franquias expandem para além do eixo Rio-São Paulo, revela ABF
Advertisement

Franchising

Piccadilly inaugura primeira loja no novo modelo de franquias

Franchising

Como a Pizzaria A Esperança entrou para o Top 10 de vendas em aplicativos de delivery

Franchising Marketing

Google Ads para franquias: como a Comfort atrai leads qualificados para seu negócio

Colunistas Franchising Marketing

Franquias e o dilema do marketing local: como resolver sem perder controle

Franchising

Hypper Brands aposta em aquisições e incubação de franquias para democratizar o setor de alimentação no Brasil

Franchising

ABFCON 2025 unirá redes, líderes e marcas pelo futuro do franchising

Franchising

Educação e inovação: Como o Supera transforma aprendizado em negócio de alto impacto

Colunistas Franchising

Falha no envio da Circular de Oferta de Franquia e continuidade do negócio

Colunistas Franchising Marketing

O erro das franquias que só fazem marketing institucional

Franchising

Franquias expandem para além do eixo Rio-São Paulo, revela ABF

Manaus foi o principal destaque destaque nacional, com um variação positiva de 35,1% no número de pontos de venda de franquias

Publicado

2 anos atrás

on

12 de junho, 2023

Por

Redação

A expansão das franquias no Brasil está ocorrendo além das grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, alcançando outras capitais, regiões metropolitanas e o interior do país. Segundo o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 30 Maiores Cidades em crescimento de unidades de franquias, 12 delas não são capitais. Essa análise revela uma alta mais expressiva das operações de franquias nas cidades do interior e nas que não são capitais. Enquanto a variação do número de unidades nessas 12 cidades foi de 21,1%, nas 18 capitais listadas o índice foi de 17,6%.

Pela primeira vez, Manaus lidera o ranking, com um aumento de 35,1% no número de pontos de venda de franquias, passando de 1.206 para 1.629 operações. Esse crescimento pode ser atribuído à recuperação do setor de hotelaria e turismo, que teve um forte desempenho nos últimos dois semestres. Cuiabá, capital de Mato Grosso, ficou em segundo lugar, com um aumento de 31,7% no número de unidades, possivelmente impulsionado pelo agronegócio. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, ficou em terceiro lugar, com um crescimento de 30,9%, impulsionado pela demanda por turismo e commodities.

São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, ocupa o quarto lugar, com um aumento de 30,6% no período analisado. Essa cidade é um importante polo do franchising no Brasil. Em quinto lugar, está Santo André, na região metropolitana de São Paulo, com um aumento de 27,7%. Entre a sexta e a nona posição, aparecem as capitais: Curitiba, Florianópolis, Salvador e Campo Grande, todas com crescimentos acima de 25%. Jundiaí, também em São Paulo, fecha o top 10, com um aumento de 25,3% no número de unidades.

O estudo também destaca as cidades que ocupam as posições de 11 a 20 no ranking. São José dos Campos e Brasília estão em 11º e 12º lugar, respectivamente, seguidas por Belém, São Paulo, Recife e Goiânia. Niterói e Guarulhos também estão entre as 20 maiores em crescimento de unidades de franquias. A expansão das franquias está sendo mais expressiva nas cidades da Grande São Paulo e nos polos do interior, devido a fatores como o aumento do comércio eletrônico, adoção do trabalho remoto e menor deslocamento das pessoas.

O ranking completo dos 30 municípios com maior variação positiva em número de unidades de franquias inclui Porto Alegre, Rio de Janeiro, Uberlândia, Campinas, São Luís, Londrina, Sorocaba, Fortaleza, Maceió e João Pessoa. Essas cidades estão ligadas a setores que tiveram uma recuperação significativa nos últimos semestres, como o turismo. O estudo sugere que as franquias que se adaptaram rapidamente ao novo cenário, investindo na digitalização e lançando novos modelos de negócios, continuarão expandindo e se interiorizando nos próximos anos.

Além do crescimento expressivo no número de unidades, o setor de franquias também se destacou na geração de empregos diretos. Entre o primeiro semestre de 2021 e os mesmos meses de 2022, houve um aumento de 12,5% no número de pessoas diretamente empregadas, ultrapassando a média nacional. O setor empregou 1,4 milhão de pessoas, um acréscimo significativo em relação aos 1,2 milhão registrados anteriormente. De acordo com o estudo, os segmentos que mais contribuíram para essa expansão foram Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,9%), Alimentação Foodservice (16,0%), Hotelaria e Turismo (15,9%), Moda (14,7%) e Casa e Construção (13,2%). Esses resultados demonstram a importância do setor de franquias para a economia brasileira, impulsionando tanto o crescimento empresarial quanto a geração de empregos.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

C&A desenvolve modelo de IA que ajuda a gerenciar seus estoques

Não perca

Brindes se tornam estratégia para fidelizar clientes em datas festivas

Continue Reading

Você pode gostar

  • moda circular moda circular

    Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

  • Botoclinic Botoclinic

    Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

  • Kecia Steelman, CEO da Ulta Kecia Steelman, CEO da Ulta

    NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

  • Labubu Labubu

    Sucesso do Labubu perde força e ações da Pop Mart caem 9%

  • pequenos; festas pequenos; festas

    Confiabilidade é fator decisivo para o sucesso das vendas online no período de festas

  • Piccadilly Piccadilly

    Piccadilly inaugura primeira loja no novo modelo de franquias

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
moda circular
Comportamento12 horas atrás

Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

Botoclinic
Operação14 horas atrás

Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

Kecia Steelman, CEO da Ulta
NRF20261 dia atrás

NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.