• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Franchising

Franquias expandem para além do eixo Rio-São Paulo, revela ABF
Advertisement

Franchising

Casa Bauducco acelera expansão e abre novas unidades

Franchising

Franchising Sem Filtro #2: Fernando Canizares

Colunistas Franchising

Soft skills que fazem a diferença na liderança das franquias

Colunistas Franchising

Lovemarks: o que são e como as franquias podem se beneficiar

Franchising

Casa do Construtor inaugura três unidades no Uruguai e amplia expansão internacional

Franchising

Locais alternativos ampliam oportunidades para marcas no franchising

Franchising

Market4U aposta em IA para acelerar expansão com qualidade

Franchising

Expansão internacional exige estrutura sólida, apontam líderes do franchising

Franchising

Case Kumon: estratégia de expansão alia inovação digital e força da rede de franqueados

Franchising

Franquias expandem para além do eixo Rio-São Paulo, revela ABF

Manaus foi o principal destaque destaque nacional, com um variação positiva de 35,1% no número de pontos de venda de franquias

Publicado

2 anos atrás

on

12 de junho, 2023

Por

Redação

A expansão das franquias no Brasil está ocorrendo além das grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, alcançando outras capitais, regiões metropolitanas e o interior do país. Segundo o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 30 Maiores Cidades em crescimento de unidades de franquias, 12 delas não são capitais. Essa análise revela uma alta mais expressiva das operações de franquias nas cidades do interior e nas que não são capitais. Enquanto a variação do número de unidades nessas 12 cidades foi de 21,1%, nas 18 capitais listadas o índice foi de 17,6%.

Pela primeira vez, Manaus lidera o ranking, com um aumento de 35,1% no número de pontos de venda de franquias, passando de 1.206 para 1.629 operações. Esse crescimento pode ser atribuído à recuperação do setor de hotelaria e turismo, que teve um forte desempenho nos últimos dois semestres. Cuiabá, capital de Mato Grosso, ficou em segundo lugar, com um aumento de 31,7% no número de unidades, possivelmente impulsionado pelo agronegócio. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, ficou em terceiro lugar, com um crescimento de 30,9%, impulsionado pela demanda por turismo e commodities.

São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, ocupa o quarto lugar, com um aumento de 30,6% no período analisado. Essa cidade é um importante polo do franchising no Brasil. Em quinto lugar, está Santo André, na região metropolitana de São Paulo, com um aumento de 27,7%. Entre a sexta e a nona posição, aparecem as capitais: Curitiba, Florianópolis, Salvador e Campo Grande, todas com crescimentos acima de 25%. Jundiaí, também em São Paulo, fecha o top 10, com um aumento de 25,3% no número de unidades.

O estudo também destaca as cidades que ocupam as posições de 11 a 20 no ranking. São José dos Campos e Brasília estão em 11º e 12º lugar, respectivamente, seguidas por Belém, São Paulo, Recife e Goiânia. Niterói e Guarulhos também estão entre as 20 maiores em crescimento de unidades de franquias. A expansão das franquias está sendo mais expressiva nas cidades da Grande São Paulo e nos polos do interior, devido a fatores como o aumento do comércio eletrônico, adoção do trabalho remoto e menor deslocamento das pessoas.

O ranking completo dos 30 municípios com maior variação positiva em número de unidades de franquias inclui Porto Alegre, Rio de Janeiro, Uberlândia, Campinas, São Luís, Londrina, Sorocaba, Fortaleza, Maceió e João Pessoa. Essas cidades estão ligadas a setores que tiveram uma recuperação significativa nos últimos semestres, como o turismo. O estudo sugere que as franquias que se adaptaram rapidamente ao novo cenário, investindo na digitalização e lançando novos modelos de negócios, continuarão expandindo e se interiorizando nos próximos anos.

Além do crescimento expressivo no número de unidades, o setor de franquias também se destacou na geração de empregos diretos. Entre o primeiro semestre de 2021 e os mesmos meses de 2022, houve um aumento de 12,5% no número de pessoas diretamente empregadas, ultrapassando a média nacional. O setor empregou 1,4 milhão de pessoas, um acréscimo significativo em relação aos 1,2 milhão registrados anteriormente. De acordo com o estudo, os segmentos que mais contribuíram para essa expansão foram Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,9%), Alimentação Foodservice (16,0%), Hotelaria e Turismo (15,9%), Moda (14,7%) e Casa e Construção (13,2%). Esses resultados demonstram a importância do setor de franquias para a economia brasileira, impulsionando tanto o crescimento empresarial quanto a geração de empregos.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

C&A desenvolve modelo de IA que ajuda a gerenciar seus estoques

Não perca

Brindes se tornam estratégia para fidelizar clientes em datas festivas

Continue Reading

Você pode gostar

  • one click buy one click buy

    One Click Buy: origem, vantagens e impacto no e-commerce

  • Under Armour; IA Under Armour; IA

    Varejistas intensificam uso de IA, apesar de preocupações com confiabilidade

  • Calvin Klein Calvin Klein

    Calvin Klein inaugura flagship store em Tóquio

  • Pessoa com celular na mão fazendo compras online; e-commerce brasileiro, e-commerces asiáticos; gateway de pagamento; mobile commerce; millennials Pessoa com celular na mão fazendo compras online; e-commerce brasileiro, e-commerces asiáticos; gateway de pagamento; mobile commerce; millennials

    E-commerce brasileiro movimenta R$ 100,5 bi no 1º semestre

  • Amazon Brasil Amazon Brasil

    Amazon expande rede de pontos de envio para vendedores parceiros no Brasil

  • Casa Bauducco Casa Bauducco

    Casa Bauducco acelera expansão e abre novas unidades

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
one click buy
E-commerce2 horas atrás

One Click Buy: origem, vantagens e impacto no e-commerce

Under Armour; IA
Inovação3 horas atrás

Varejistas intensificam uso de IA, apesar de preocupações com confiabilidade

Calvin Klein
Design4 horas atrás

Calvin Klein inaugura flagship store em Tóquio

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação