Economia
Fusões e aquisições de varejistas crescem pelo 3º ano consecutivo
Nos últimos três anos, este tipo de movimento aumentou 116% de acordo com levantamento realizado pela Unio Partners
No mercado brasileiro, as transações de fusões e aquisições de varejistas de alimentos registraram um crescimento de 30% em 2022 em comparação ao ano anterior. Esse foi o terceiro aumento consecutivo no segmento, que acumulou alta total de 116% em relação ao período pré-pandemia. As informações são resultado de um levantamento realizado pela Unio Partners, uma boutique de assessoria financeira especializada em M&A.
O estudo também revelou que o número de operações de fusões e aquisições de varejistas vem aumentando no varejo alimentar desde 2015, com cerca de 65 transações acumuladas até 2022.
Segundo João Albanese, sócio da Unio Partners, as principais razões por trás desse movimento no varejo alimentar estão relacionadas à consolidação promovida por fundos de private equity e à expansão das grandes redes, que se capitalizaram antes da pandemia e retomaram estratégias agressivas de crescimento por meio de aquisições.
Durante os anos de 2020 a 2022, o grupo Carrefour realizou movimentos importantes, como a aquisição do Grupo BIG Brasil por R$ 7,5 bilhões e a compra das lojas da rede Makro por R$ 1,95 bilhão. Essas ações visam ampliar a presença da marca nas regiões Nordeste e Sul e ingressar no modelo de atacarejo. Em 2021, o Assaí anunciou a compra de 71 estabelecimentos da bandeira Extra Hiper.
No interior de São Paulo, os grupos Savegnago e Peralta fecharam um acordo de troca de ativos que envolveu o Shopping Passeio São Carlos e 14 lojas da rede de supermercados Paulistão.
O grupo Mart Minas, em Minas Gerais, decidiu expandir seus negócios em 2022 e adquiriu a rede carioca Dom Atacadista, a maior empresa regional do segmento atacado e varejo no estado. Ainda em Minas Gerais, em 2021, a rede Supermercados BH comprou 14 estabelecimentos de varejo de autosserviço do grupo Supermercados Sales.
As marcas Mart Minas e Carrefour ocupam, respectivamente, o primeiro e o quinto lugar no ranking dos supermercadistas que mais cresceram em 2022, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
João Albanese destaca que, apesar dos desafios recentes, especialmente devido à pandemia, as empresas estão retomando seus planejamentos estratégicos que foram interrompidos durante a segunda onda da Covid-19. No entanto, ainda agem com cautela e aguardam definições, como a política monetária no novo governo. Aquelas que já estavam avançadas no processo de fusões e aquisições conseguiram continuar se destacando mesmo durante a crise.
Imagem: Freepik