• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce

Gasto de brasileiros em compras na Shein e Shopee cai 25% em abril
Advertisement

E-commerce

11.11 registra crescimento de vendas e estabelece novos recordes no e-commerce brasileiro

E-commerce

Amazon abre vagas temporárias em São Paulo para Black Friday

Colunistas E-commerce Operação

Como transformar trocas e devoluções em ROI e fidelidade no pós-Black Friday

E-commerce

Negócios digitais e o futuro do varejo

E-commerce

E-commerces intensificam campanhas para o 11.11

E-commerce Marketing

AliExpress lança campanha 11.11 com Popó e Wanderlei Silva

E-commerce

E-commerce de brinquedos cresce no Brasil impulsionado por consumidores adultos e sazonalidade digital

E-commerce Operação

Black Friday 2025: como o varejo pode se preparar

E-commerce

Bling e Tray agora integram operações com a Temu no Brasil

E-commerce

Gasto de brasileiros em compras na Shein e Shopee cai 25% em abril

Queda pode ser atribuída ao aumento dos critérios de tributação aplicados às remessas internacionais e impacta toda cadeia do varejo

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Redação

O gasto dos brasileiros nas plataformas de compras online Shein e Shopee registrou uma queda significativa de 25% em abril na comparação ao mês anterior, totalizando uma redução nominal de US$237 milhões. No quarto mês de 2023, as compras nessas plataformas alcançaram a marca de US$701 milhões, enquanto no mês anterior esse número havia sido de US$938 milhões. Os dados são provenientes da Vixtra. Essa queda pode ser atribuída, em grande parte, ao aumento dos critérios de tributação aplicados às remessas internacionais. Leonardo Baltieri, co-CEO da empresa responsável pela pesquisa, ressalta que a preocupação agora se estende a outros setores da cadeia de fornecimento.

Baltieri explica que tanto o público quanto as próprias plataformas são os principais afetados por essa queda no consumo, porém, outros agentes, embora em menor proporção, também podem sofrer as consequências. Um exemplo são as empresas de logística e transporte, que são diretamente impactadas pela demanda de entrega desses produtos importados. Portanto, a redução no consumo acaba gerando um impacto em cascata, afetando diferentes elos da cadeia produtiva.

Considerando um período de um ano, de abril de 2022 a abril deste ano, foi registrado um recuo de 20% no valor gasto nessas transações, representando uma diminuição de US$177 milhões em compras na Shein e Shopee em relação ao ano anterior.

Recentemente, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal desenvolveram um novo modelo no qual o imposto sobre esse tipo de compra é pago antecipadamente, diretamente na plataforma estrangeira. Essa medida visa facilitar a fiscalização e arrecadação tributária, buscando controlar de forma mais eficiente as transações internacionais realizadas pelos consumidores brasileiros nessas plataformas de e-commerce.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

AliExpress oferece até 80% de desconto em produtos brasileiros

Não perca

Marcas de renome no mercado de luxo abraçam o comércio virtual

Continue Reading

Você pode gostar

  • pessoas apertando as mãos; B2G pessoas apertando as mãos; B2G

    B2G: entenda modelo de negócios e como funciona

  • Blocos de carnaval não oficiais desfilam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro; marcas Blocos de carnaval não oficiais desfilam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro; marcas

    Estudo da FutureBrand revela tendências e oportunidades para marcas

  • Skechers Skechers

    Skechers muda foco e aposta no segmento de performance

  • Levi's Levi's

    Levi’s implementa ‘superagente’ interno com inteligência artificial

  • Wicked Wicked

    Oxxo lança doce temático em parceria com “Wicked: Parte II”

  • Cloudflare Cloudflare

    Queda da Cloudflare causa instabilidade em diversos sites

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
pessoas apertando as mãos; B2G
Operação6 horas atrás

B2G: entenda modelo de negócios e como funciona

Blocos de carnaval não oficiais desfilam pelas ruas do centro do Rio de Janeiro; marcas
Marketing8 horas atrás

Estudo da FutureBrand revela tendências e oportunidades para marcas

Skechers
Operação10 horas atrás

Skechers muda foco e aposta no segmento de performance

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising9 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.