• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

E-commerce

Gasto de brasileiros em compras na Shein e Shopee cai 25% em abril
Advertisement

E-commerce

Amazon Brasil e iFood anunciam parceria durante a Black Friday

E-commerce

Mais Correios e Infracommerce apresentam estratégias para Black Friday e Natal

E-commerce

Rappi inicia campanha de Black Friday com descontos de até 70%

E-commerce Marketing

Parceria entre Shein e Ludmilla impulsiona vendas em até 579%, aponta varejista

E-commerce Marketing

O que é “retail media” e por que varejistas precisam entender essa tendência

E-commerce

Americanas e Magalu firmam acordo de integração de operações digitais

E-commerce

11.11 registra crescimento de vendas e estabelece novos recordes no e-commerce brasileiro

E-commerce

Amazon abre vagas temporárias em São Paulo para Black Friday

Colunistas E-commerce Operação

Como transformar trocas e devoluções em ROI e fidelidade no pós-Black Friday

E-commerce

Gasto de brasileiros em compras na Shein e Shopee cai 25% em abril

Queda pode ser atribuída ao aumento dos critérios de tributação aplicados às remessas internacionais e impacta toda cadeia do varejo

Publicado

2 anos atrás

on

13 de junho, 2023

Por

Redação

O gasto dos brasileiros nas plataformas de compras online Shein e Shopee registrou uma queda significativa de 25% em abril na comparação ao mês anterior, totalizando uma redução nominal de US$237 milhões. No quarto mês de 2023, as compras nessas plataformas alcançaram a marca de US$701 milhões, enquanto no mês anterior esse número havia sido de US$938 milhões. Os dados são provenientes da Vixtra. Essa queda pode ser atribuída, em grande parte, ao aumento dos critérios de tributação aplicados às remessas internacionais. Leonardo Baltieri, co-CEO da empresa responsável pela pesquisa, ressalta que a preocupação agora se estende a outros setores da cadeia de fornecimento.

Baltieri explica que tanto o público quanto as próprias plataformas são os principais afetados por essa queda no consumo, porém, outros agentes, embora em menor proporção, também podem sofrer as consequências. Um exemplo são as empresas de logística e transporte, que são diretamente impactadas pela demanda de entrega desses produtos importados. Portanto, a redução no consumo acaba gerando um impacto em cascata, afetando diferentes elos da cadeia produtiva.

Considerando um período de um ano, de abril de 2022 a abril deste ano, foi registrado um recuo de 20% no valor gasto nessas transações, representando uma diminuição de US$177 milhões em compras na Shein e Shopee em relação ao ano anterior.

Recentemente, o Ministério da Fazenda e a Receita Federal desenvolveram um novo modelo no qual o imposto sobre esse tipo de compra é pago antecipadamente, diretamente na plataforma estrangeira. Essa medida visa facilitar a fiscalização e arrecadação tributária, buscando controlar de forma mais eficiente as transações internacionais realizadas pelos consumidores brasileiros nessas plataformas de e-commerce.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

AliExpress oferece até 80% de desconto em produtos brasileiros

Não perca

Marcas de renome no mercado de luxo abraçam o comércio virtual

Continue Reading

Você pode gostar

  • Google IA Google IA

    Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano

  • franquias premium franquias premium

    Franquias premium e o novo comportamento do consumidor no mercado de vinhos

  • Comfort Comfort

    Comfort e Netflix lançam linha de perfume para roupas inspirada em Bridgerton

  • o que é ruptura o que é ruptura

    O que é ruptura de estoque e por que ela afeta as vendas no varejo

  • Walmart África Walmart África

    Walmart inaugura primeira loja na África

  • Patties Patties

    Patties inaugura unidade no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Google IA
Inovação12 horas atrás

Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano

franquias premium
Franchising13 horas atrás

Franquias premium e o novo comportamento do consumidor no mercado de vinhos

Comfort
Marketing14 horas atrás

Comfort e Netflix lançam linha de perfume para roupas inspirada em Bridgerton

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.