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E-commerce

Gasto médio no Natal deve aumentar em 26% em relação ao ano passado em Minas Gerais

8 a cada 10 empresários do comércio varejista serão impactados positivamente pela data

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Família com criança, arrumando árvore de natal

De acordo com pesquisa de expectativa de vendas para o Natal, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio de Minas Gerais, em todo o estado mostra que a data impacta 77,2% do comércio varejista mineiro.

Neste ano, 40,0% dos empresários esperam melhores resultados frente ao ano passado; 20,1% acham que serão piores e 17,2% esperam resultados iguais a 2022, quando 61,4% deles disseram ter ficado satisfeitos com as vendas. A expectativa de 68,1% dos empresários é que a maior movimentação se dê às vésperas da data, na segunda quinzena de dezembro.

Entre os diversos motivos apresentados para as expectativas de melhora nas vendas, os que mais se destacam são: expectativa ou confiança, aquecimento do comércio e o valor afetivo da data. Os motivos listados para a expectativa de pior resultado nas vendas de Natal são: comércio fraco/queda nas vendas, endividamento do consumidor e a situação econômica do país.

Os produtos para compras em lojas físicas que devem ter mais saída de acordo os segmentos abordados na pesquisa são: 

  • produtos alimentícios (carnes, panetone, vinhos, cervejas, entre outros); 
  • roupas;
  • móveis;
  • acessórios;
  • calçados. 

Nas vendas on-line, roupas aparecem em primeiro lugar, seguidas de produtos alimentícios, móveis e calçados. A modalidade de pagamento que vai se destacar, conforme os comerciantes, será o crédito.

Para 46,3% dos empresários, o último trimestre deverá fechar com melhores resultados se comparado ao ano anterior. Para 19,6% dos entrevistados, o último trimestre terá resultados iguais aos do ano passado, quando 75,0% deles obtiveram fechamento satisfatório.  Para 25,7%, os resultados do quarto trimestre de 2023 serão piores.

Essa boa expectativa é atrelada a melhora do ambiente econômico que conta com uma desaceleração da inflação, queda na taxa básica de juros, melhora no mercado de trabalho formal, aumento dos rendimentos médio mensal das pessoas, além do incremento do 13º salário que deve injetar cerca de 27,5 bilhões de reais na economia mineira (DIEESE, 2023).

Os empresários já estão se preparando, e 75,9% deles já providenciaram o estoque para o Natal (32,2% já estão em posse do volume das mercadorias e 43,7% já realizaram os pedidos e aguardam o recebimento dos produtos). 

Imagem: Envato