Economia
Gastos na Páscoa de 2025 crescem 10%, diz pesquisa da Elo

A Páscoa de 2025 registrou um crescimento de 10% nos gastos em comparação com o mesmo período de 2024, segundo levantamento da pesquisa de Hábitos do Consumidor, realizada pela Elo, empresa de tecnologias de pagamento. O resultado supera a alta de 9% registrada no ano anterior.
O desempenho foi impulsionado principalmente pelo público de menor renda, que apresentou aumento de 24% nos gastos durante a semana da Páscoa. O crescimento foi três vezes maior que o observado entre consumidores de maior renda, cuja alta foi de 8% no mesmo período.
As compras presenciais registraram expansão de 14% durante a semana do feriado, enquanto as digitais cresceram 1%. Quanto às formas de pagamento, as transações parceladas aumentaram 16%, frente a um avanço de 6% nas compras à vista.
No domingo de Páscoa, os gastos cresceram 9% em relação ao mesmo dia de 2024. Novamente, os consumidores de menor renda puxaram o desempenho, com crescimento de 13% contra 8% entre os de maior renda. As compras digitais superaram as presenciais, com aumento de 13% ante 7%. As transações à vista também tiveram melhor desempenho em relação às parceladas: 12% contra 1%.
O setor de alimentação concentrou parte expressiva do consumo no período. Na semana da Páscoa, respondeu por 25% dos gastos totais e apresentou alta de 16% sobre o ano anterior, superando o crescimento médio geral de 10%. No domingo, o setor representou 39% das despesas e cresceu 15%. Houve ganho de participação na cesta de consumo tanto na semana (+1 ponto percentual) quanto no domingo (+2 pontos).
Imagem: Reprodução