Comportamento
Geração Z recorre a TikTok, Pinterest e Reddit antes do Google para comprar

TikTok e Pinterest estão se consolidando como mecanismos preferidos de descoberta de produtos pela Geração Z, desafiando Google e Amazon como pontos de partida, de acordo com dados divulgados em junho pela PartnerCentric.
A PartnerCentric entrevistou 1.000 norte-americanos sobre seus hábitos de uso de redes sociais e compras. Entre todas as plataformas, os americanos gastam mais no Facebook Marketplace, com uma média de US$ 133 em maio.
Dois quintos dos entrevistados (e metade da Geração Z) utilizam o Discord para fazer compras. Quase 1 em cada 5 jovens da Geração Z paga por acesso a comunidades privadas de varejo e produtos, “criando novas oportunidades de comércio impulsionado por fidelidade fora dos marketplaces tradicionais”, segundo a PartnerCentric.
Os consumidores americanos estão recorrendo a várias redes sociais para realizar compras, à medida que o social commerce ganha força. Plataformas como Reddit e YouTube têm sido utilizadas durante diferentes etapas da jornada de compra, às vezes em vez de plataformas mais consolidadas.
Dois terços dos entrevistados nos EUA afirmam usar o Reddit de alguma forma, inclusive para buscar avaliações de produtos. Os mais jovens, em especial, estão se voltando ao Reddit antes de decidirem sobre uma compra. Um em cada dez millennials e membros da Geração Z prefere o Reddit ao Google para consultar avaliações.
Apenas metade da Geração Z consulta o Google primeiro antes de buscar outras avaliações de produtos. Um em cada dez membros dessa geração prefere consultar o TikTok em vez do Google para encontrar um produto específico. Em comparação, um em cada dez baby boomers utiliza o YouTube para avaliações de produtos em vez do Google, enquanto um em cada três vai diretamente a um site de comércio eletrônico como a Amazon em busca de um item específico.
O TikTok Shop continua crescendo, mesmo com a incerteza sobre a permanência da plataforma nos Estados Unidos. O consumidor americano médio gasta cerca de US$ 40 por mês no TikTok Shop, segundo a PartnerCentric. Os millennials são os que mais gastam na plataforma, com uma média mensal de US$ 50 — contra US$ 1 por mês entre os baby boomers, US$ 39 entre a Geração X e US$ 33 entre a Geração Z.
O social commerce e as compras por livestream estão em ascensão, com os usuários retornando regularmente ao TikTok Shop, especialmente em categorias como beleza, que continuam crescendo na plataforma. O TikTok Live permanece como a principal plataforma de compras ao vivo entre os consumidores americanos, superando QVC, HSN, Facebook Live e Instagram Live.
Imagem: Reprodução
Informações: Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo