Operação
Getnet apresenta modelo de pagamentos voltado ao avanço do agentic commerce
A Getnet, fintech global de meios de pagamento do Grupo Santander, apresentou sua estratégia para o agentic commerce, modelo em que agentes autônomos de inteligência artificial passam a iniciar, gerenciar e executar compras e pagamentos em nome dos consumidores.
Segundo estimativas da Deloitte, até 30% do valor transacionado no e-commerce global poderá ser influenciado por agentes de IA até 2030, o que representa cerca de US$ 17,5 trilhões em GMV (Gross Merchandise Value). De acordo com a empresa, esse cenário impõe adaptações à infraestrutura do setor de meios de pagamento para garantir segurança e conformidade em transações iniciadas por agentes inteligentes, e não apenas por usuários humanos.
A estratégia da Getnet tem como base recursos já implantados em sua plataforma global de soluções de pagamentos, como o Single Entry Point (SEP), uma API unificada que permite integração em diversos países e oferece suporte a transações iniciadas por agentes com mecanismos de segurança e conformidade integrados.
A partir dessa base tecnológica, a companhia avança no desenvolvimento de novas capacidades, entre elas mecanismos de identificação e validação de agentes de IA, APIs padronizadas para captura de pagamentos iniciados por agentes e interoperabilidade com protocolos do setor, com o objetivo de permitir integração entre diferentes ecossistemas digitais.
Com esse movimento, a empresa busca se posicionar como parceira para estabelecimentos que pretendem atuar no ecossistema de agentic commerce, oferecendo uma estrutura considerada escalável. A plataforma foi desenhada para atender tanto grandes empresas com alto nível de digitalização quanto pequenas e médias que buscam soluções de adoção rápida no modelo “plug and play”.
Juan Franco, CEO global da Getnet, afirmou: “O agentic commerce representa um ponto de virada em que a IA deixa de apenas observar a jornada do cliente e passa a conduzi-la por meio de agentes autônomos que descobrem, negociam e pagam em nome dos consumidores. Nesse sentido, a visão da Getnet é ser a conselheira de confiança e facilitadora de seus clientes, transformando nossos recursos de adquirência, gestão de risco e dados em uma plataforma aberta e inteligente, que permita aos comerciantes lidar com agentes de IA com a mesma facilidade com que hoje atendem clientes humanos”.
Os avanços apresentados estão detalhados no relatório “Getnet at the Forefront of Agentic Commerce”, elaborado pela Getnet em colaboração com a Deloitte e divulgado durante um evento com clientes e parceiros realizado em paralelo à NRF 2026, em Nova York, no início deste mês. O documento analisa o impacto da IA agêntica no comércio e nos pagamentos e aponta indícios de que empresas e consumidores estão preparados para a adoção desse modelo.
Imagem: Divulgação
