Inovação
Gigantes do varejo ampliam investimentos em IA para acelerar operações

Em meio a condições econômicas desafiadoras e às preocupações com a guerra comercial, os maiores varejistas do mundo continuam a intensificar seus investimentos em inteligência artificial (IA).
Walmart e Target ampliaram suas iniciativas em IA e destacaram os benefícios potenciais durante as mais recentes teleconferências de resultados. Ambas as companhias estão aproveitando os investimentos contínuos em suas respectivas bases tecnológicas conforme a adoção da tecnologia avança.
“Nossa empolgação com o potencial da IA para nos ajudar a atender melhor clientes e associados, melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a produtividade continua crescendo”, afirmou Doug McMillon, presidente e CEO do Walmart, durante a teleconferência de quinta-feira.
No início do verão, o Walmart ampliou sua liderança em IA e apresentou uma estratégia simplificada de agentes, concentrada em quatro “superagentes”. McMillon destacou que fazia anos desde que a empresa havia realizado uma mudança estrutural em um cargo que se reporta diretamente ao CEO, mas optou por esse caminho para acelerar seus esforços.
O varejista planeja continuar desenvolvendo sua estratégia de agentes de IA, com foco em aprimorar o assistente virtual voltado ao cliente, Sparky, além de melhorar os fluxos de trabalho dos funcionários.
“Os outros superagentes que estamos desenvolvendo incluem um para os associados, que reunirá tudo em um só lugar — do agendamento aos dados de vendas”, disse McMillon. “Este é apenas o começo de como vamos implantar a IA ao longo do tempo.”
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Ainda em fase inicial, McMillon afirmou que os esforços em IA não impactaram diretamente as vendas no topo da receita. A receita do Walmart cresceu 4,8% em relação ao ano anterior no período encerrado em 1º de agosto, totalizando US$ 177,4 bilhões. Apesar de citar pressões relacionadas a tarifas, a empresa também elevou suas projeções para o terceiro trimestre e para o restante do ano fiscal.
A Target teve um trimestre menos favorável, mas também destacou os benefícios do uso da IA para melhorar experiências e fluxos de trabalho.
“Ao aproveitar a IA e outras ferramentas, nossa equipe pode construir previsões atualizadas de forma mais precisa, gastando menos tempo na sua elaboração”, afirmou Michael Fiddelke, atual COO e que assumirá o cargo de CEO em fevereiro, durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre de 2025, realizada na quarta-feira. “Estamos investindo para aplicar o poder da IA de forma mais ampla em toda a equipe, liberando-os para dedicar mais tempo a proporcionar alegria aos nossos clientes.”
Fiddelke disse que a companhia já implantou mais de 10 mil novas licenças de IA em suas equipes desde a última divulgação de resultados, à medida que o foco em iniciativas tecnológicas de alto valor se intensifica.
Imagem: Reprodução
Informações: Lindsey Wilkinson para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo