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Golpes internacionais: como empresas podem ser enganadas na busca por fornecedores

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O Brasil é um país de empreendedores. Para se ter um panorama, estamos entre os “TOP 10 mundiais” — é muita gente, não é? O perfil do empreendedor brasileiro tem várias características: alguns são movidos pela necessidade de dinheiro e pela oportunidade de ganhar mais; outros, pelo desejo de ajudar a família. E há uma característica muito forte: a curiosidade.

Acredito que todo empreendedor tem a curiosidade correndo nas veias, e isso o leva a conhecer vários produtos, pessoas, fábricas, soluções inovadoras e, claro, o mercado internacional. Essa curiosidade, no entanto, precisa vir acompanhada de cautela, especialmente quando o assunto é a busca por parcerias no exterior. Afinal, com tanta informação disponível na internet, é fácil se deparar com oportunidades que parecem boas demais para ser verdade

Como a informação é abundante, é muito natural que, em algum momento, os empresários se deparem com novos produtos e parceiros. Mas como ter certeza de que aquele produto existe? Ou de que ele chegará exatamente como foi comprado, direto ao seu armazém? E, ainda, será que esse local realmente existe?

Golpes internacionais são mais comuns do que se imagina, e histórias de empresas que caíram em armadilhas ao buscar parcerias no exterior servem como alerta para quem pensa que o comércio internacional é apenas uma questão de preço e qualidade.

A ilusão do preço baixo e a realidade dos golpes

Imagine a cena: uma empresa brasileira X encontra um fornecedor Y em outro país pela internet. O vendedor Y apresenta preços realmente competitivos, chegando a quase metade do valor dos outros fabricantes. Então, começa uma negociação, com fotos e vídeos do produto e da fábrica, certificados de qualidade e até amostras. A compradora X, sabendo que o pagamento deve ser antecipado, efetua o pagamento. Mas seus produtos nunca chegam. Ou, pior, chegam, mas estão longe do que foi prometido.

Embora pareça um cenário hipotético, essa é a história de muitas empresas e empreendedores brasileiros. Na ânsia de economizar, acabam caindo em golpes bem elaborados. Há casos em que empresas perderam centenas de milhares de dólares ao confiar em fornecedores encontrados em plataformas de compras de produtos, ao invés de buscar profissionais sérios, que poderiam ajudar nessa etapa e tornar tudo muito mais vantajoso e seguro.

Os custos escondidos dos golpes

Além de perder dinheiro, o empresário terá que lidar com outros problemas que o sourcing não profissional pode acarretar. Quando uma empresa recebe um produto de má qualidade ou que não atende às especificações, ela pode enfrentar atrasos na produção, insatisfação dos clientes e até mesmo danos à sua reputação. No caso de produtos que precisam ser descartados, há ainda os custos ambientais e logísticos envolvidos.

Outro ponto crítico é o impacto nos impostos. No Brasil, os tributos sobre importação são altos, e, uma vez que a mercadoria entra no país, é necessário arcar com esses custos, mesmo que o produto não possa ser comercializado. O que era para ser mais econômico e um benefício para sua empresa acaba ficando muito mais caro. Lembra da ideia de metade do preço? No final, acaba sendo o dobro.

Como se proteger dos golpes no sourcing?

A intenção desse artigo não é apavorar empresários e empreendedores para que não importem. Muito pelo contrário: a ideia é alertá-los para que façam isso com segurança e não caiam em golpes. Afinal, o sourcing é uma ferramenta poderosa para quem deseja reduzir custos, encontrar produtos inovadores ou se diferenciar no mercado. No entanto, como já falamos de vários riscos por aqui, nada mais justo do que falar um pouco sobre como se precaver.

Tenha em mente que, se sua ideia é comprar matéria-prima, maquinário ou qualquer item que terá um impacto direto no funcionamento e nas finanças do seu negócio, você vai precisar de uma empresa especializada em sourcing. Nessa etapa do processo de importação, economizar pode parecer tentador, mas é justamente nesse quesito que cortar custos pode trazer mais problemas do que soluções. Investir em segurança e expertise pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua operação.

Aqui estão algumas práticas necessárias para se proteger:

  1. Verificação documental e visitas físicas: além de ver os documentos comprobatórios de que a empresa existe, é necessária uma visita física para analisar se a estrutura apresentada por fotos é verdadeira e se está de acordo com as suas exigências.
  2. Desconfie de ofertas boas demais: já ouviu o ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Sua análise deve ser mais profunda do que apenas o preço. Pontos como qualidade, prazos de entrega, reputação do fornecedor e os mercados que ele atende devem ser levados em consideração.
  3. Cuidado com plataformas online: essas plataformas podem ser úteis para encontrar fornecedores, mas é importante lembrar que os selos de verificação podem ser comprados e pagos por eles e te servirão como garantia. Muitas vezes, você falará com um intermediário e não com o real fabricante, o que pode prejudicar muito mais a negociação.
  4. Entenda a cultura local: a barreira linguística e cultural pode ser um obstáculo significativo. Imagine negociar com um fabricante chinês que valoriza relações de confiança a longo prazo, mas você demonstra apenas interesse no preço. Essa diferença cultural pode levar a mal-entendidos e até ao fracasso da negociação. Sobre a linguagem, imagine que você e o novo fornecedor estão falando uma língua que não é a oficial, o que pode gerar falhas na comunicação.
  5. Parcerias com especialistas: existem empresas especializadas em sourcing. Elas oferecem serviços de auditoria, inspeção e desenvolvimento de fornecedores e serão muito úteis para reduzir riscos. Essas parcerias são especialmente valiosas para àqueles que não têm experiência no comércio internacional.

A importância de um sourcing bem-feito

Vale lembrar que, no comércio internacional, ter uma desconfiança saudável e estar preparado para atuar naquela área serão de grande utilidade. Por trás de cada produto que chega às prateleiras, existe uma complexa cadeia de decisões e negociações que, quando malconduzidas, podem resultar em grandes prejuízos. Mas quando bem-feitas, essas mesmas decisões podem abrir portas para oportunidades incríveis.

Sourcing não é apenas uma questão de encontrar o fornecedor mais barato. É uma estratégia que envolve planejamento, conhecimento e, acima de tudo, cuidado. Por isso, não importa se sua empresa é pequena ou grande; o que importa é seu preparo e o profissionalismo de quem você contrata para te assessorar.

Importar pode abrir muitas portas para o crescimento de um negócio. Sejam curiosos e sempre busquem por melhorias e oportunidades, mas busquem se precaver de golpes e não comprem do primeiro que disser que o preço é o menor. Pois, no fim das contas, o sucesso de uma operação de sourcing não se mede apenas pelo preço, mas pela confiança e pela qualidade que ela traz para o negócio — e, consequentemente, para o consumidor final.

Imagem: Envato



(*) Andreia Pedrosa
, fundadora e CEO da Linkmex, uma empresa especializada em gestão de comércio exterior com eficiência tributária. Com mais de 25 anos de experiência, a Linkmex oferece soluções personalizadas para importadores e exportadores, garantindo processos otimizados, seguros e focados na redução de custos.

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