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Google, TikTok ou ChatGPT?
Em 1998, era lançado aquele que se tornaria o substituto definitivo das enciclopédias impressas, como a tradicional Barsa: o Google. A proposta era simples e revolucionária — uma caixa de busca onde você digita uma pergunta e recebe a resposta em segundos. Durante muitos anos, o Google reinou absoluto como o maior e melhor buscador da internet. Houve outros, é verdade, mas poucos lembram de seus nomes hoje.
Com o avanço das redes sociais e as novas formas de consumir conteúdo, esse cenário começou a mudar. Desde meados de 2015, o comportamento do usuário passou por uma transformação significativa: as pessoas passaram a buscar informações diretamente nas redes. Essa tendência se intensificou por volta de 2019, impulsionada pela força crescente dos influenciadores digitais, que se tornaram fontes confiáveis (e, muitas vezes, preferidas) de informação e recomendação.
Hoje, vivemos uma nova era dentro das próprias redes sociais. O TikTok, por exemplo, se consolidou como a principal plataforma quando o assunto é descobrir marcas, produtos e tendências. A lógica da busca mudou: em vez de digitar perguntas, consumidores assistem a vídeos curtos, dinâmicos e altamente personalizados — com respostas que, muitas vezes, vêm acompanhadas de opinião, emoção e contexto.
E agora, mais uma mudança de paradigma se desenha: a ascensão das inteligências artificiais como ferramentas de busca. O uso das IAs tem se expandido não apenas como assistentes criativos ou operacionais, mas também como fontes de consulta rápida e contextualizada. A experiência de buscar por meio de uma IA se mostra cada vez mais intuitiva, conversacional e personalizada.
Mas o que devemos aprender com tudo isso?
Antes de decretar o fim do Google ou de qualquer outro canal, é importante entender que eles continuam relevantes. O que realmente está em jogo aqui é a evolução do comportamento do consumidor. Quem deseja manter seus negócios competitivos precisa estar atento a essas transformações. A jornada de busca se tornou mais fragmentada, mais personalizada e, acima de tudo, mais multimodal.
Estar onde o consumidor busca — seja no Google, no TikTok ou conversando com uma IA — é hoje mais estratégico do que nunca.
Imagem: Envato

(*) Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Innovation Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio de Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.
