Operação
Grupo da 5àsec e Lavpop mantém liderança no setor de lavanderias e prevê expansão em 2025

O Grupo FRoth, detentor das marcas 5àsec e Lavpop no Brasil, manteve sua posição de liderança no mercado de lavanderias em 2024, apesar do aumento da concorrência e da expansão do modelo de autosserviço. No último ano, o grupo inaugurou 44 novas unidades em todo o território nacional, sendo 28 da Lavpop e 16 da 5àsec, o que representou um crescimento de 19% no total de lojas. As novas unidades resultaram na criação de mais de 60 postos de trabalho. O faturamento da empresa registrou um aumento de 9% em comparação com 2023.
Para 2025, a empresa planeja abrir 120 novas unidades, sendo 80 da Lavpop e 40 da 5àsec. A previsão é de um crescimento consolidado de 11,7% no próximo ano.
Atualmente, o Grupo FRoth conta com mais de 660 pontos de venda espalhados por todos os estados brasileiros. Em 2024, as marcas processaram mais de 11,8 milhões de peças para diferentes consumidores. Além das lojas físicas, a 5àsec opera com um canal de e-commerce e um serviço de delivery, que registrou um aumento de 12% nas vendas em 2023.
A estratégia do grupo para ampliação do mercado inclui a captação de novos investidores e o aumento do número de multifranqueados que já atuam com as marcas. Segundo Alex Quezada, vice-presidente de Novos Negócios e Expansão da 5àsec, as iniciativas seguirão alinhadas às diretrizes da empresa. “Há 30 anos no Brasil e com presença em todo o território nacional, neste ano focaremos em oportunidades em alguns bairros das principais capitais e, principalmente, em cidades localizadas no interior dos estados”, afirmou.
O executivo também destacou a estratégia voltada à Lavpop. “Com a Lavpop, que é voltada para o formato de autosserviço, para atingir um público mais jovem e conectado, haverá um trabalho direcionado em municípios estratégicos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Hoje, a marca já está presente em 22 estados em diferentes regiões do Brasil”, acrescentou.
Democratização do setor de lavanderias
Segundo o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderias. Para ampliar esse mercado, a 5àsec investiu em capacitação da rede franqueada, oferecendo treinamentos presenciais, virtuais e transmissões ao vivo, além de uma plataforma integrada da Universidade Corporativa.
Com a Lavpop, a empresa busca ampliar o acesso ao serviço. O CEO da 5àsec e do Grupo FRoth, Fábio Roth, destacou que a rede foca em cidades com pelo menos 55 mil habitantes e atende um público de 30 a 35 anos que busca praticidade e custo-benefício. “Mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial. Reiterando nosso compromisso com os consumidores brasileiros e visando a democratização do segmento em que atuamos, investimos na segunda marca do grupo, a Lavpop”, afirmou.
O executivo ainda destacou o impacto financeiro do serviço. “Muitos desconhecem essa conta, mas se colocarmos na ponta do lápis gastos com energia elétrica, água, insumos e até mesmo o nosso tempo, optar pelo serviço que prestamos pode gerar uma economia de até 30% na renda familiar”, finalizou.
Imagem: Divulgação