Franchising
Havanna inaugura unidade “Espresso” em universidade paulistana

A Havanna inaugurou na última quinta-feira (28/8) sua primeira unidade Espresso em uma universidade brasileira. A nova loja está localizada no campus Monte Alegre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é a segunda operação neste formato no país: a primeira foi aberta em Santos, na Baixada Santista. O plano da companhia prevê a abertura de 250 unidades Espresso até 2027.
O modelo Espresso tem investimento inicial a partir de R$ 180 mil e funciona em espaços compactos a partir de 8 m², com atendimento no estilo take-away. O cardápio é voltado para bebidas, especialmente geladas, além de produtos proteicos para consumo rápido.
Segundo Adriana Villela, diretora de Expansão da Havanna Brasil, a abertura na PUC-SP é “um marco importante para a marca, que busca expandir com um modelo de operação e cardápio aderente ao público jovem e também aos consumidores que preferem consumir sentados a sua mesa de trabalho ou enquanto está em deslocamento”.
A franqueada da unidade, Janine Capobiango, afirmou que a cafeteria pretende oferecer uma experiência diferenciada no campus. “Na Havanna do campus Monte Alegre da PUC, queremos ser mais que uma cafeteria. Nosso objetivo é trazer um pedacinho da Argentina com os autênticos alfajores Havanna, cafés especiais e um doce de leite irresistível, sendo uma pausa deliciosa entre os estudos.”
A diretora Jurídica da FUNDASP, Ana Paula de Albuquerque Grillo, destacou a chegada da rede ao campus. “A chegada da Havanna ao campus da PUC-SP traduz o compromisso da Fundação São Paulo em renovar continuamente os espaços universitários de suas mantidas, requalificando-os e trazendo marcas reconhecidas pela qualidade. Procuramos assim ampliar as opções de alimentação para alunos, professores e funcionários de nossa comunidade acadêmica.”
A unidade funciona ao lado da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 14h.
Expansão da marca
A estratégia da Havanna para o modelo Espresso inclui instalação em faculdades, escolas, clínicas médicas, estações de metrô, supermercados, centros comerciais e polos industriais. O formato oferece aos franqueados análise de viabilidade do ponto, projeto arquitetônico personalizado, suporte operacional, apoio de marketing, consultoria de campo, software de gestão e treinamento de colaboradores.
A marca, fundada na Argentina e presente no Brasil desde 2006, conta atualmente com cerca de 2.500 pontos de venda distribuídos em 12 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos e Peru.
Imagem: Divulgação