Comportamento

Homens devem superar mulheres em compras online e possivelmente gastar mais em 2025

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e-commerce automotivo; homens

De acordo com o Consumer Insights Report 2025, da plataforma de marketing com inteligência artificial Wunderkind, 33% dos homens planejam aumentar sua atividade de compras online em 2025, em comparação com apenas 26% das mulheres.

Enquanto 13% das mulheres afirmam que provavelmente reduzirão suas compras online no próximo ano, apenas 7% dos homens dizem o mesmo. Esse crescimento nas compras digitais também será impulsionado pelas gerações mais jovens, com 32% dos millennials e 31% da Geração Z planejando comprar mais online no novo ano.

Atualmente, homens (48%) e mulheres (45%) fazem compras online duas a três vezes por semana em taxas semelhantes. Quase dois terços (65%) dos consumidores compram principalmente para si mesmos, sendo essa tendência mais forte entre a Geração Z (72%), os millennials (67%) e os homens (69%), em comparação com 62% das mulheres.

A moda continua sendo a principal categoria de produtos para o comércio eletrônico, com 60% dos consumidores comprando roupas online. No entanto, quase metade dos homens (49%) se destacam na compra de eletrônicos, contra apenas 17% das mulheres. Mercados online como Amazon e Temu são as principais plataformas de compras para 53% de todos os consumidores, sendo essa preferência ainda mais forte entre os homens (56%). Já grandes varejistas físicos como Walmart e Target têm maior apelo entre as mulheres (40%).

Homens priorizam preços e anúncios digitais

A pesquisa da Wunderkind descobriu que os homens são mais propensos a priorizar o “melhor preço” como fator decisivo na hora da compra (39% contra 30% das mulheres), refletindo uma preferência por compras com foco em valor. Além disso, os homens demonstram maior receptividade a anúncios em redes sociais (34% contra 22% das mulheres), indicando uma maior influência do marketing digital. Por outro lado, eles são menos motivados por conteúdo visual e narrativo do que as mulheres, com menos da metade dos homens citando isso como um fator decisivo na compra.

“Este relatório não se trata apenas de identificar quem está comprando mais, mas de entender o porquê e como alcançá-los”, disse Tim Glomb, vice-presidente de digital, conteúdo e IA da Wunderkind. “Ao utilizar esses insights, as marcas podem ajustar suas ofertas e mensagens para se alinharem às preferências do consumidor, garantindo maior engajamento e conversão. O marketing genérico já não funciona. Este relatório fornece às marcas os dados necessários para adaptar suas estratégias de acordo com cada público, seja enfatizando a sensibilidade ao preço para os homens, aproveitando a influência das redes sociais ou garantindo que consumidores de alto valor recebam experiências altamente personalizadas.”

O relatório da Wunderkind foi conduzido em parceria com o MX8 Labs e incluiu uma amostra representativa de mais de 500 consumidores, refletindo diversidade de gênero, etnia, idade e renda familiar. A pesquisa foi realizada em dezembro de 2024.

Imagem: Envato
Informações: Zachary Russell para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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