Inovação
iFood lança agente de IA no WhatsApp para auxiliar restaurantes na gestão e vendas

O iFood anunciou o lançamento da Cris, uma agente virtual desenvolvida com inteligência artificial generativa e integrada ao WhatsApp. A novidade foi apresentada durante o iFood Move, evento voltado ao setor de alimentação, e tem como objetivo auxiliar os restaurantes parceiros na gestão do delivery, com sugestões personalizadas, respostas a dúvidas operacionais e recomendações baseadas em dados.
A assistente virtual está em fase de testes com mais de 10 mil parceiros da plataforma. Segundo o iFood, a Cris atua como uma mentora disponível 24 horas por dia, oferecendo análises sobre indicadores como número de pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), taxa de cancelamentos e avaliações dos consumidores.
Entre suas funcionalidades, destaca-se a leitura do funil de vendas, identificando desde a visualização do cardápio até a conclusão do pedido. A partir desses dados, a agente consegue apontar gargalos de conversão, como pratos visualizados com frequência, mas com baixa taxa de venda, e sugerir ajustes em descrição, imagem ou preço. Também é possível comparar o desempenho com a média de concorrentes da mesma região e categoria.
Quer saber como aplicar a IA no seu negócio? Participe da segunda edição da Imersão IA no Varejo!
Desenvolvida integralmente pela equipe de tecnologia do iFood, a Cris começou a ser testada em dezembro de 2024 e passou a contar com novas funções a partir de maio de 2025. A previsão é de que a ferramenta esteja disponível para a maior parte da base de restaurantes até março de 2026.
“Cris foi pensada para ser uma parceira do dia a dia dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades, compara informações e sugere caminhos práticos para vender mais. É tecnologia com linguagem simples, feita para facilitar a vida de quem empreende e quer fazer o negócio crescer”, afirma Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood com foco em soluções para restaurantes.
A nova agente faz parte de um conjunto de 190 modelos proprietários de inteligência artificial da empresa e reforça a estratégia de ampliar o suporte tecnológico oferecido aos restaurantes cadastrados na plataforma. De acordo com o iFood, cerca de 80% dos estabelecimentos parceiros são pequenos e médios.
“O iFood é uma empresa de tecnologia criada no Brasil, com foco nos brasileiros. Inovamos para facilitar a vida de quem consome, vende e entrega. Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, completa Olímpio.
Imagem: Divulgação