Franchising
IKEA quase dobra número de lojas e supera 640 unidades em cinco anos
A IKEA ampliou sua presença global para mais de 640 pontos de venda em 32 países operados pelo Ingka Group, ante cerca de 375 unidades, majoritariamente localizadas fora dos centros urbanos, há cinco anos. As informações constam em comunicado divulgado pela companhia.
De acordo com a empresa, o Ingka Group investiu US$ 2,45 bilhões (EUR 2,1 bilhões) no ano fiscal de 2024 para redução de preços e aplicou outros US$ 3,50 bilhões (EUR 3 bilhões) ao longo dos dois últimos exercícios fiscais na abertura de novas lojas, na modernização de unidades existentes e na introdução de serviços adicionais.
No ano fiscal de 2025, a varejista inaugurou 54 novos pontos de venda, incluindo a loja da Oxford Street, em Londres, uma nova unidade em Seoul e um destino de uso misto no centro de Shanghai. Em 4 de dezembro, a IKEA abriu sua primeira loja na Nova Zelândia, lançou a entrega domiciliar em todo o país e adicionou 29 pontos de retirada.
A empresa também vem testando formatos menores de loja no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Polônia nos últimos meses. Esses modelos têm abertura mais rápida, custos menores em comparação às lojas tradicionais e foco em itens do dia a dia. Paralelamente, a companhia mantém a estratégia de abrir novas unidades, transformar lojas existentes e encerrar pontos selecionados, realocando investimentos entre os canais físico e digital.
No ambiente digital e em parcerias, a IKEA inaugurou sua primeira loja online em marketplace de terceiros na China, por meio da JD.com, e firmou parceria com a Best Buy nos Estados Unidos para testar serviços de planejamento de cozinhas e soluções de armazenamento em lojas selecionadas da varejista, ampliando a distribuição por plataformas de terceiros.
Imagem: Jueun Song/Unsplash
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo
