Economia
Índice da Stone aponta queda de 1% nas vendas do varejo em julho
Resultado é pior que o registrado no mês de junho
O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo registrou uma queda de 1% em julho em comparação com junho, conforme apontado na 19ª edição da pesquisa divulgada na última sexta-feira (9). O levantamento, realizado pela empresa de tecnologia e serviços financeiros Stone em parceria com o Instituto Propague, revelou que, entre os seis segmentos analisados, quatro tiveram alta mensal, com destaque para o setor de materiais de construção, que cresceu 1,5%.
Além de materiais de construção, os segmentos que apresentaram crescimento foram móveis e eletrodomésticos (1,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,5%), e tecidos, vestuários e calçados (0,4%).
Por outro lado, os segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram a maior queda, com baixa de 5,8%, seguidos pelos artigos farmacêuticos, que registraram um recuo de 1,2%.
O responsável pelo índice da Stone, Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da empresa, apontou que, apesar de um desempenho superior do varejo em comparação com o mesmo período do ano anterior, essa diferença tem diminuído com o tempo. “Porém, essa diferença tem se reduzido cada vez mais quando olhamos para os dados mais recentes, o que é esperado, uma vez que o segundo semestre de 2023 foi, de modo geral, melhor que o primeiro”, explicou Calvelli.
No recorte regional, quatro estados se destacaram com resultados positivos no comparativo anual: Amazonas (9,3%), Roraima (8,6%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Maranhão (3,9%).
Em contrapartida, vinte e dois estados apresentaram queda no comparativo ano a ano, com Rondônia (-11,5%), Tocantins (-6,7%), Acre (-5,8%), Mato Grosso (-5,6%), Paraíba (-4,6%) e Alagoas (-4%) entre os mais afetados. Outras quedas ocorreram em estados como Rio de Janeiro (-3,8%), Sergipe (-3,6%), Piauí (-3,2%), Santa Catarina e Espírito Santo (-3%), São Paulo (-2,6%) e Paraná (-2,4%).
Imagem: Envato