Connect with us

Economia

Índice prevê alta no comércio varejista de fevereiro a abril

Para primeiro trimestre, expectativa é de aumento de 6% no faturamento

Published

on

pessoas fazendo compras em mercados; cadeias regionais despontam no ranking da SBVC; comércio varejista

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) divulgou o Índice Antecedente de Vendas, que prevê um aumento significativo nas vendas do comércio varejista nos próximos meses. De acordo com o IAV-IDV, o crescimento esperado é de 3,2% em fevereiro, 4,8% em março e 3,1% em abril, em comparação com os mesmos meses do ano anterior.

Em janeiro, as vendas já haviam registrado uma alta de 2,6%. Para o primeiro trimestre deste ano, a previsão é de um crescimento total de 6% nas vendas, com destaque para o crescimento nominal.

No entanto, os dados mais recentes ajustados pelo IPCA mostram uma queda real de 1,2% em fevereiro, um leve aumento de 0,9% em março e uma queda de 0,6% em abril. Em janeiro, a variação registrada foi uma queda de 2,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Essas projeções são baseadas nas expectativas de faturamento para os próximos três meses informadas pelas empresas associadas ao IDV. Esse conjunto de empresas representa cerca de 20% das vendas no varejo brasileiro e abrange todos os setores do comércio varejista.

Setorialmente, no segmento de supermercados, hipermercados, alimentação, bebidas e fumo, houve uma queda de 1,0% em janeiro em relação ao mesmo período de 2023. As previsões para os próximos meses são de uma leve queda de 0,1% em fevereiro, um aumento de 6,3% em março e uma queda de 0,5% em abril.

No setor de material de construção, houve uma leve queda de 0,04% em janeiro comparado ao mesmo mês do ano anterior. Para os próximos meses, as previsões indicam um crescimento de 7,3% em fevereiro, 7,0% em março e 10,6% em abril.

Já no segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico, janeiro registrou um crescimento de 7,1% em relação a janeiro de 2023, com previsões de crescimento de 13,4% em fevereiro, 12,5% em março e 13,7% em abril.

No setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, houve um aumento de 11,4% em janeiro em comparação com o mesmo período do ano anterior. As previsões para os próximos meses são de crescimento de 18,0% em fevereiro, 10,6% em março e 17,2% em abril.

O crescimento no setor de móveis e eletrodomésticos em janeiro foi de 4,4% em relação a janeiro de 2023, com projeções de crescimento de 3,0% em fevereiro, 2,43% em março e 2,2% em abril. Por fim, no segmento de tecidos, vestuário e calçados, janeiro registrou um aumento de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2023, com previsões de crescimento de 6,7% em fevereiro, 9,0% em março e 6,2% em abril.

pessoas fazendo compras em mercados; cadeias regionais despontam no ranking da SBVC; comércio varejista

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *