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Indústria de vestuário e calçados vê vendas desacelerarem globalmente e aqui está o motivo

A inflação persistente e as perturbações na cadeia de abastecimento continuam a desafiar a indústria

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A indústria de vestuário e calçados está projetada para testemunhar um crescimento moderado em 2024, com as vendas esperadas para aumentar aproximadamente 2%, de acordo com a Euromonitor International.

Segundo o relatório, espera-se que a trajetória de crescimento restaure a indústria aos níveis pré-pandêmicos até o final de 2025 ou início de 2026. No entanto, a inflação persistente e as perturbações na cadeia de abastecimento continuam a desafiar a indústria.

A indústria de vestuário e calçados enfrentou desafios significativos durante a pandemia, principalmente em relação às vulnerabilidades e riscos associados à dependência excessiva da China nas cadeias de abastecimento globais de moda. Os níveis de inflação mais altos de todos os tempos desde 2022 têm exacerbado esses desafios.

As marcas e varejistas também estão enfrentando o aumento dos custos dos bens vendidos (COGS) e estão hesitantes em repassar totalmente esses custos para os consumidores, que já enfrentam restrições orçamentárias, observou o relatório. Embora os COGS tenham se normalizado um pouco no último trimestre de 2023, a crise de segurança contínua está interrompendo ainda mais as cadeias de abastecimento e escalando os custos de remessa internacional.

Índia e China lideram as vendas globais

Enquanto isso, espera-se que Índia, China e Estados Unidos liderem as vendas globais, mas podem esperar mais concorrência de jogadores internacionais.

Esses jogadores começaram a identificar áreas de crescimento no Sudeste Asiático, como Tailândia e Indonésia; América Latina, incluindo México e Brasil; e nas regiões do Oriente Médio e África, como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, para impulsionar suas perspectivas de receita e diversificar seus portfólios geográficos.

Categorias como roupas esportivas e roupas infantis também são esperadas para superar o mercado. As roupas esportivas se beneficiarão dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e da crescente tendência de bem-estar na região da Ásia-Pacífico. As roupas infantis verão crescimento devido à demografia favorável na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América Latina.

Além disso, o relatório observou que os consumidores estão se tornando mais seletivos nos seus gastos com moda, priorizando o valor em relação ao preço.

Com 32% das vendas globais de vestuário e calçados ocorrendo online, a transformação digital continua sendo um ponto focal, observou o relatório. Embora o ritmo tenha diminuído em comparação com o período da pandemia, os consumidores esperam uma combinação perfeita de experiências online e offline.

Além disso, sugeriu que a alavancagem da tecnologia, como o GenAI e ferramentas como o Google Virtual Try-On ou recomendações instantâneas de produtos por plataformas, pode melhorar as taxas de conversão e reduzir as devoluções oferecendo experiências de compra personalizadas.

 

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo

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