• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Lisboa 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Quem Somos
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos

Economia

Inflação muda comportamento do consumidor e reforça atacarejos
Advertisement

Economia

Black Friday 2025 deve movimentar R$ 466 mi no Grande ABC

Economia

Analistas reduzem projeções de inflação para 2025 e 2026

Economia

Black Friday e Natal devem criar 535 mil empregos temporários no Brasil

Economia Operação

Vendas em bares e restaurantes sobem em outubro, mesmo com crise do metanol

Economia

EUA removem tarifas sobre carne, café e outros produtos do Brasil

Economia

52% dos comerciantes esperam vender no Natal mais que no ano passado em MG

Economia

Mercado financeiro projeta inflação abaixo do teto da meta em 2025

Economia

Pix se torna meio de pagamento preferido dos brasileiros  

Economia

No varejo físico, outubro tem queda de -2,5% em movimento

Economia

Inflação muda comportamento do consumidor e reforça atacarejos

Para minimizar impacto da alta de preços, pessoas estão comprando em grandes quantidades, inclusive reunindo familiares e amigos

Publicado

3 anos atrás

on

2 de maio, 2023

Por

Redação

A inflação de alimentos e bebidas encerrou o ano de 2022 em 11,64%, mais que o dobro da média geral do IPCA. Para minimizar os impactos da alta de preços, os consumidores estão comprando em grandes quantidades, inclusive reunindo familiares e amigos. A inflação muda comportamento do consumidor e essa estratégia tem impulsionado a demanda nos atacarejos, que estão ganhando espaço no mercado varejista.

De acordo com o economista Roberto Kanter, a estratégia de inauguração de novos atacarejos é um dos termômetros que demonstram a tendência de consolidação do consumo em maior quantidade, segundo explicou à Folha de São Paulo. Mesmo com uma eventual queda da inflação, o comportamento dos consumidores deve permanecer, avalia o economista Matheus Peçanha, do FGV Ibre. Ele afirma que alguns grupos estão substituindo suas redes varejistas por atacarejistas, pois visualizaram a mudança no consumo.

O Assaí Atacadista é um dos grupos que está apostando na expansão dos atacarejos. Em 2021, a empresa comprou os hipermercados da extinta bandeira Extra Hiper, do Grupo Pão de Açúcar, e começou a converter os pontos comerciais no ano passado. Com 60 lojas inauguradas em 2022, das quais 24 estão em São Paulo, a empresa foi considerada a melhor atacadista pela oitava vez consecutiva.

A rede do Assaí Atacadista possui cem unidades no estado e está se expandindo para outras cidades, como Araraquara, Itatiba, Santos, Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e Campinas. A inflação muda comportamento do consumidor e para atender às necessidades variadas dos clientes, a oferta das lojas é personalizada, com novos serviços implantados de acordo com a demanda de cada região.

Segundo Luiz Carlos Araújo Costa, diretor de operações sul e sudeste do Assaí, os preços oferecidos já são, em média, de 10% a 15% menores que os de supermercados e hipermercados. Com a inflação elevada, a rede percebeu que os clientes passaram a fazer substituição de marcas e, por isso, investiu na diversificação do portfólio.

Leia também:

Mercado que mais cresce no Brasil: entenda tudo sobre ele

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Consumidor pretende gastar menos com Dia das Mães em 2023

Não perca

Confira expectativas do Itaú BBA sobre 19 marcas do varejo no 1º trimestre

Continue Reading

Você pode gostar

  • Google IA Google IA

    Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano

  • franquias premium franquias premium

    Franquias premium e o novo comportamento do consumidor no mercado de vinhos

  • Comfort Comfort

    Comfort e Netflix lançam linha de perfume para roupas inspirada em Bridgerton

  • o que é ruptura o que é ruptura

    O que é ruptura de estoque e por que ela afeta as vendas no varejo

  • Walmart África Walmart África

    Walmart inaugura primeira loja na África

  • Patties Patties

    Patties inaugura unidade no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Google IA
Inovação8 horas atrás

Google lança novas ferramentas de compras com IA para a temporada de fim de ano

franquias premium
Franchising9 horas atrás

Franquias premium e o novo comportamento do consumidor no mercado de vinhos

Comfort
Marketing10 horas atrás

Comfort e Netflix lançam linha de perfume para roupas inspirada em Bridgerton

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising10 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 meses atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Lisboa 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Quem Somos
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.