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Informações imprecisas sobre produtos prejudicam vendas online, diz pesquisa

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Consumidores reagem de forma negativa a anúncios de produtos online que apresentam informações imprecisas ou incompletas.

É o que diz o estudo “2025 State of Product Experience”, realizado pela provedora de soluções em gestão da experiência de produto Syndigo, que aponta que 75% dos consumidores entrevistados globalmente formam uma opinião negativa sobre uma marca ao se depararem com informações incompletas ou incorretas em descrições de produtos online.

Esse percentual tem aumentado nos últimos anos; era 62% em 2023 e passou para 73% em 2024. A pesquisa, que ouviu mais de 8.500 consumidores em todo o mundo sobre comportamento de compra, experiência do cliente e afinidade com marcas, também revelou que 44% dos participantes desistiram de uma compra por falta de informações suficientes sobre o produto.

Além disso, 34% relataram frustração ao receber um produto que não correspondeu às expectativas criadas pelas informações disponíveis, e 21% chegaram a devolver o item pelo mesmo motivo.

Por outro lado, 75% dos entrevistados afirmaram que anúncios com informações completas e precisas aumentam a probabilidade de retornarem a um site para novas compras, sendo que 28% disseram estar “muito mais propensos” a isso.

“Sabemos que conteúdo de produto incompleto pode ter um impacto significativamente negativo no desempenho de uma marca”, afirmou Simon Angove, CEO da Syndigo. “Essas informações são críticas para a tomada de decisão e para a construção de confiança do consumidor. A precisão e a atualização das informações ao longo da experiência com o produto são essenciais para marcas e varejistas, tanto na prateleira digital quanto no ponto de venda físico.”

Nos Estados Unidos, a taxa de devolução de produtos devido a problemas com informações foi maior do que a média global. Enquanto a taxa global de devoluções por esse motivo foi de 21%, entre os norte-americanos chegou a 31%.

“Os consumidores podem hesitar em comprar produtos que não são bem apresentados online; no entanto, quando as empresas priorizam a entrega de conteúdo rico e de alta qualidade na internet, elas elevam a experiência do cliente com o produto, fortalecem a lealdade à marca e impulsionam as vendas no momento decisivo da compra”, afirmou Angove.

O estudo “2025 State of Product Experience” ouviu consumidores dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, América Latina, Brasil e México.

Imagem: Freepik
Informações: Dan Berthiaume para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

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