• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Inovação em Treinamento - Caminho para Diferenciação no Varejo
Advertisement

Colunistas Franchising

Falha no envio da Circular de Oferta de Franquia e continuidade do negócio

Colunistas Franchising Marketing

O erro das franquias que só fazem marketing institucional

Colunistas Design Franchising NRF2026

Arquitetura que conecta: o novo caminho das franquias no varejo moderno

Colunistas Franchising

Homologação de fornecedores: blindagem ou burocracia?

Colunistas Franchising

Franquias e comunicação: equilíbrio entre diretrizes da marca-mãe e adaptação local

Colunistas NRF2026

NRF 2026 Big Show: A aposta forte na Inteligência Artificial

Colunistas E-commerce

A operação logística dos canais digitais como motor estratégico e vantagem competitiva das marcas

Colunistas

O promotor compartilhado como diferencial competitivo na estratégia do varejo

Colunistas Franchising

AS PESSOAS “AINDA” SÃO A RAZÃO!

Colunistas

Inovação em Treinamento – Caminho para Diferenciação no Varejo

Com a tecnologia já é possível treinar profissionais em diversas regiões sem investir altos valores e sem grandes operações logísticas

Publicado

2 anos atrás

on

28 de abril, 2023

Por

Daniel Zanco

Derek Bok – ex-Presidente de Harvard certa vez disse que se você acha cara a educacão, considere o custo da ignorância. Essa máxima se aplica ao varejo, segmento marcado por alto turn over (rotatividade de equipe) e em geral baixos investimentos em inovação em treinamento.

De fato, é muito caro capacitar grandes times, espalhados geograficamente e muitas vezes operações com margens baixas não comportam altos investimentos. Hoje com a tecnologia já é possível treinar profissionais de diferentes níveis em uma ou diversas regiões geográficas sem investir altos valores e sem demandar grandes operações logísticas.

Ano após ano, o investimento em cursos EAD vem se tornando uma estratégia cada vez mais importante para a qualidade e o resultado dos negócios, independente do tamanho da empresa. Além de ser uma solução acessível que compra, os cursos EAD trazem grandes benefícios, tais como a democratização do conhecimento, o engajamento e a mobilização do time em busca de resultados.

Por meio da tecnologia, o treinamento dos profissionais torna-se muito mais simples e prático, pois além de estar constantemente disponível, o conteúdo muitas vezes permite o acesso em qualquer lugar e o melhor, a qualquer momento.

Hoje é cada vez mais comum encontrar pequenos e grandes varejistas aderindo à tecnologia para zelar pelo desenvolvimento de seus times e, consequentemente encantar o consumidor.

Segundo pesquisa recente realizada pela ABTD, atualmente o varejo é o segmento que mais investe no EAD em suas ações de treinamento, muito por conta das possibilidades que o treinamento EAD promove: conectar pessoas aos mais diversos conteúdos, de maneira fácil e prática, independente da distância e do horário.

Outra característica importante que o investimento em cursos EAD possui é a pluralidade de formatos. Se você já ouviu falar em termos como m-learning, gamification ou storytelling e não sabe exatamente do que eles tratam, acredite: é hora de conhecer o que cada um destes formatos pode fazer por você, seu time e os resultados da sua empresa.

Cada um deles se refere a algumas das principais tendências em cursos EAD e já estão transformando o modo como informações, conteúdos e exercícios de fixação são apresentados.

Uma outra forma de inovação em treinamento e no desenvolvimento dos times, que vem ganhando espaço, é apostar no uso das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Estes ambientes digitais e simulados proporcionam uma interface muito avançada, facilitando o treinamento em situação que requerem a manipulação de equipamentos, vivenciar situações e condições adversas, perigo e risco – tudo de forma absolutamente segura. Permite simular situações reais e interagir em reproduções das situações mais difíceis com clientes. Elas nos permitem ainda conhecer produtos e especificações técnicas em sua integra e um cardápio de acesso rápido a estes dispositivos no caso de consultas.

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada permitem uma conexão direta com nossos sentidos de audição, visão e, em alguns casos, até olfato, e nossa resposta é imediata. Unidos à alta capacidade de promover a interação, esses fatores causam uma poderosa imersão. A aprendizagem neste caso é bastante aumentada, pois o participante tem uma rápida absorção do conhecimento “vivenciado”.

As vantagens dos treinamentos que usam Realidade Virtual e Realidade Aumentada são inúmeras e vão desde a imersão e interação, que resultam em uma alta aprendizagem, ao engajamento, atração e interesse pelo treinamento; a possibilidade de simular situações (de risco ou não), dentro de um ambiente controlado; a total liberdade de criar condições de inovação em treinamento a qualquer momento; bem como a alta capacidade de escala de reprodução. A interação e o feedback imediato proporcionam também uma avaliação contínua, seja do método, do conteúdo e até mesmo de avaliação da aprendizagem, além de proporcionar a repetição prática para o ganho de eficiência.

Outro importante benefício da Realidade Virtual é a possibilidade de treinar um grande número de pessoas dentro de um ambiente virtual e remoto, sem grandes volumes de investimento de tempo, deslocamento e recursos.

Apesar de todos os benefícios, é importante avaliar as razões por trás do uso destas tecnologias, e, sobretudo, os objetivos envolvidos no treinamento e nos resultados esperados. Um conteúdo significativo criará valor real para o treinamento, não apenas a necessidade de usar a tecnologia para ser inovador e moderno. O propósito garantirá o engajamento e o aprendizado real. Por último, é imprescindível encontrar o equilíbrio entre o conteúdo criativo, a tecnologia utilizada e os formatos de aplicação, para fomentar o desenvolvimento e a formação das pessoas para enfrentar seu dia-a-dia.

Pense nisso e boas vendas!

Leia também:

Como motivar uma equipe de vendas? Confira 6 melhores práticas

Levantamento da ABComm indica alta de 3% entre marketplaces

Imagem: Freepik

Relacionados:
Próximo

Redes Sociais: se não pode com elas, junte-se a elas

Não perca

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Economia3 horas atrás

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Pessoa segurando celular com aplicativo do TikTok sendo aberto
Marketing4 horas atrás

Como monetizar o TikTok

NRF NY
NRF20264 horas atrás

NRF NY: as visitas técnicas da Central do Varejo que mostram o futuro do varejo mundial

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos14 horas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.