Colunistas
Inovação em Treinamento – Caminho para Diferenciação no Varejo
Com a tecnologia já é possível treinar profissionais em diversas regiões sem investir altos valores e sem grandes operações logísticas
Derek Bok – ex-Presidente de Harvard certa vez disse que se você acha cara a educacão, considere o custo da ignorância. Essa máxima se aplica ao varejo, segmento marcado por alto turn over (rotatividade de equipe) e em geral baixos investimentos em inovação em treinamento.
De fato, é muito caro capacitar grandes times, espalhados geograficamente e muitas vezes operações com margens baixas não comportam altos investimentos. Hoje com a tecnologia já é possível treinar profissionais de diferentes níveis em uma ou diversas regiões geográficas sem investir altos valores e sem demandar grandes operações logísticas.
Ano após ano, o investimento em cursos EAD vem se tornando uma estratégia cada vez mais importante para a qualidade e o resultado dos negócios, independente do tamanho da empresa. Além de ser uma solução acessível que compra, os cursos EAD trazem grandes benefícios, tais como a democratização do conhecimento, o engajamento e a mobilização do time em busca de resultados.
Por meio da tecnologia, o treinamento dos profissionais torna-se muito mais simples e prático, pois além de estar constantemente disponível, o conteúdo muitas vezes permite o acesso em qualquer lugar e o melhor, a qualquer momento.
Hoje é cada vez mais comum encontrar pequenos e grandes varejistas aderindo à tecnologia para zelar pelo desenvolvimento de seus times e, consequentemente encantar o consumidor.
Segundo pesquisa recente realizada pela ABTD, atualmente o varejo é o segmento que mais investe no EAD em suas ações de treinamento, muito por conta das possibilidades que o treinamento EAD promove: conectar pessoas aos mais diversos conteúdos, de maneira fácil e prática, independente da distância e do horário.
Outra característica importante que o investimento em cursos EAD possui é a pluralidade de formatos. Se você já ouviu falar em termos como m-learning, gamification ou storytelling e não sabe exatamente do que eles tratam, acredite: é hora de conhecer o que cada um destes formatos pode fazer por você, seu time e os resultados da sua empresa.
Cada um deles se refere a algumas das principais tendências em cursos EAD e já estão transformando o modo como informações, conteúdos e exercícios de fixação são apresentados.
Uma outra forma de inovação em treinamento e no desenvolvimento dos times, que vem ganhando espaço, é apostar no uso das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Estes ambientes digitais e simulados proporcionam uma interface muito avançada, facilitando o treinamento em situação que requerem a manipulação de equipamentos, vivenciar situações e condições adversas, perigo e risco – tudo de forma absolutamente segura. Permite simular situações reais e interagir em reproduções das situações mais difíceis com clientes. Elas nos permitem ainda conhecer produtos e especificações técnicas em sua integra e um cardápio de acesso rápido a estes dispositivos no caso de consultas.
A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada permitem uma conexão direta com nossos sentidos de audição, visão e, em alguns casos, até olfato, e nossa resposta é imediata. Unidos à alta capacidade de promover a interação, esses fatores causam uma poderosa imersão. A aprendizagem neste caso é bastante aumentada, pois o participante tem uma rápida absorção do conhecimento “vivenciado”.
As vantagens dos treinamentos que usam Realidade Virtual e Realidade Aumentada são inúmeras e vão desde a imersão e interação, que resultam em uma alta aprendizagem, ao engajamento, atração e interesse pelo treinamento; a possibilidade de simular situações (de risco ou não), dentro de um ambiente controlado; a total liberdade de criar condições de inovação em treinamento a qualquer momento; bem como a alta capacidade de escala de reprodução. A interação e o feedback imediato proporcionam também uma avaliação contínua, seja do método, do conteúdo e até mesmo de avaliação da aprendizagem, além de proporcionar a repetição prática para o ganho de eficiência.
Outro importante benefício da Realidade Virtual é a possibilidade de treinar um grande número de pessoas dentro de um ambiente virtual e remoto, sem grandes volumes de investimento de tempo, deslocamento e recursos.
Apesar de todos os benefícios, é importante avaliar as razões por trás do uso destas tecnologias, e, sobretudo, os objetivos envolvidos no treinamento e nos resultados esperados. Um conteúdo significativo criará valor real para o treinamento, não apenas a necessidade de usar a tecnologia para ser inovador e moderno. O propósito garantirá o engajamento e o aprendizado real. Por último, é imprescindível encontrar o equilíbrio entre o conteúdo criativo, a tecnologia utilizada e os formatos de aplicação, para fomentar o desenvolvimento e a formação das pessoas para enfrentar seu dia-a-dia.
Pense nisso e boas vendas!
Leia também:
Como motivar uma equipe de vendas? Confira 6 melhores práticas
Levantamento da ABComm indica alta de 3% entre marketplaces
Imagem: Freepik