Colunistas
Inteligência Artificial: Nem tão inteligente assim
Na semana passada, Elon Musk apresentou seus novos robôs humanoides e carros autônomos em um evento bastante aguardado. Não demorou muito para que surgissem comparações com o filme Eu, Robô, estrelado por Will Smith. De fato, as cenas dos robôs interagindo com as pessoas mais parecem saídas diretamente de uma produção cinematográfica.
No mesmo período, mais um grande avanço da SpaceX chamou a atenção: o retorno bem-sucedido de um foguete, que aterrissou de volta na base com precisão impressionante. Para quem assistiu, a sensação era a de estar vendo algo de ficção científica. Não há como negar que o ritmo das inovações é exponencial. Contudo, não precisamos entrar em pânico ou nos isolar nas montanhas. Isso porque, embora o progresso seja inegável, ainda há um longo caminho pela frente.
Se pensarmos nos primeiros celulares, os famosos “tijolões”, eles eram uma novidade inacessível para a maioria. O tempo foi necessário para que a tecnologia amadurecesse e se tornasse mais acessível e eficaz. Com a inteligência artificial, estamos em um estágio semelhante.
Em março deste ano, durante uma palestra do idealizador da OpenAI, responsável pelo ChatGPT, já se dizia que a inteligência artificial ainda está em processo de aprendizado – assim como nós, seres humanos. Ainda há um grande gap a ser superado, e muitas vezes, esses sistemas demonstram certo nível de “burrice” em suas entregas.
O ponto central é que precisamos aprender a utilizar essa ferramenta da maneira correta, entender como nos comunicar com ela e, mais importante, como extrair os melhores resultados. Embora a IA não seja tão inteligente quanto muitos imaginam, o que realmente importa é nossa capacidade de usá-la a nosso favor.
No final das contas, o que todos buscamos é algo precioso: tempo. E, para isso, dominar o uso dessas tecnologias será essencial.
Ótima semana!
Imagem: Envato
*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.