Economia
Intenção de lançamento de produtos registra queda em junho
Segundo levantamento de atividade industrial da GS1, apesar da queda, houve um aumento em relação ao mesmo período em 2022
O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial registrou uma queda de 2,6% na intenção da indústria em lançar produtos no mercado nacional em junho, ajustado para eliminar os efeitos sazonais. No entanto, o índice original revela uma queda de 7%. Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, ressalta que, em comparação com junho de 2022, o índice apresentou um crescimento de 40,2%.
Além disso, no acumulado de 12 meses, houve um crescimento de 34,8% em relação ao ano anterior. Essas variações no Índice GS1 de Atividade Industrial durante o primeiro semestre do ano demonstram a confiança dos empresários brasileiros no lançamento de produtos e destacam a importância dos microempreendedores para a economia nacional.
A partir de janeiro de 2023, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil abriu novas categorias de filiação destinadas aos Microempreendedores Individuais (MEIs), em resposta à demanda do mercado de apoiar esse público.
Esse movimento resultou em um aumento na identificação dos produtos comercializados por essas empresas e, consequentemente, em um maior volume de solicitação de códigos de barras ao longo dos meses. Essa expansão contribui para ampliar a variação do índice em comparação com anos anteriores.
Imagem: Freepik