Comportamento
Itens “swicy” dominam cardápios enquanto a Geração Z busca por mais tempero
“Swicy,” um termo que une as palavras “sweet” (doce) e “spicy” (picante), se tornou popular para descrever a reintrodução de sabores doces e picantes em alimentos e bebidas nos cardápios deste ano. As combinações de doce e picante não são novidade, mas uma população mais diversa e o desejo da Geração Z por tempero impulsionaram a nova fase dessa tendência.
Embora o termo não apareça diretamente nos cardápios, é uma forma popular de descrever a reintrodução de comidas e bebidas que combinam sabores doces e picantes. O Food Institute até chamou de “O Verão do Swicy” neste ano.
Quase 10% dos cardápios de restaurantes possuem itens “doces e picantes”, um aumento de 1,8% nos últimos 12 meses, de acordo com a Datassential. Nos próximos quatro anos, a expectativa é que sua presença aumente 9,6%.
Diversas redes de restaurantes aderiram à tendência, como o cardápio swicy do Shake Shack, o Fiery Strawberry & Sprite do Burger King e os Spicy Lemonade Refreshers do Starbucks. Itens populares no cardápio têm combinado sabores frutados com pimenta ou usado molhos como mel apimentado e gochujang, uma pasta de pimenta coreana popular.
O ‘swicy’ e sua história
Embora o termo swicy seja novo, as combinações de sabores existem há décadas, segundo a trendologista Kara Nielsen. O elemento que pode ter mudado ao longo do tempo são os níveis de picância. “Tenho certeza de que a comida está mais apimentada agora do que há 20 anos”, disse Nielsen.
Ela relembra quando Jeffrey Saad abriu um restaurante mexicano em São Francisco chamado Sweet Heat, em 1993, antes de se tornar chef-celebridade e estrela da Food Network.
A segunda onda da tendência de “doce e apimentado” começou quando o mel apimentado da Mike’s Hot Honey começou a ganhar popularidade por volta de 2010, segundo Nielsen. A cozinha coreana, especialmente com seus molhos doces e picantes como o gochujang, também se popularizou, ajudando a impulsionar o gosto por essa combinação de sabores.
A pandemia fez com que mais consumidores recorressem a comidas clássicas e reconfortantes: hambúrgueres, sanduíches de frango frito e pizza. Mas o desejo por favoritos foi diminuindo, e agora os consumidores buscam novamente por novidades – ou, pelo menos, uma releitura.
“Agora, quatro anos depois, estamos saindo disso e adicionando mais sabores picantes”, disse Nielsen.
Especialistas da McCormick identificaram essa tendência ressurgente em seu relatório de previsão de sabores de 2022, segundo Hadar Cohen Aviram, chef executiva da divisão de consumo da empresa.
Atraindo a Geração Zwicy
Um dos motivos pelos quais tantos consumidores nos EUA estão buscando alimentos e bebidas picantes? A diversidade crescente.
“Uma razão pela qual o doce e picante é tão duradouro é que é um componente fundamental de cozinhas globais tradicionais como a mexicana, tailandesa e coreana, que muitas pessoas dessas origens já conhecem. Depois, é introduzido e adaptado,” disse Nielsen.
Por exemplo, a equipe culinária do Shake Shack se inspirou em itens de influência coreana para um cardápio sazonal, segundo John Karangis, chef executivo e vice-presidente de inovação culinária da empresa.
O swicy também atrai a Geração Z, nascida entre 1997 e 2012.
“Temos uma nova geração, a Geração Z, que está realmente empolgada com perfis de sabor complexos,” disse Nielsen. Mais da metade dos consumidores da Geração Z se identificam como “connoisseurs de molho picante”, de acordo com uma pesquisa da NCSolutions. Mas com o swicy, alcançar a proporção perfeita pode ser desafiador, pois é algo muito pessoal, segundo Cohen Aviram.
“Claro, ouvimos muitos elogios dos clientes, mas também ouvimos feedback como ‘Ei, vocês poderiam ter feito um pouco mais picante’,” disse Karangis.
Cohen Aviram prefere cerca de 40% de doce e 60% de picante ao criar receitas swicy, como um sorvete de Frank’s RedHot.
Tendência duradoura?
Quando o Burger King lançou seu cardápio Fiery neste verão, ele classificou os itens em uma escala de picância. Em primeiro lugar – o menos picante – estava sua bebida Fiery Strawberry & Sprite. A bebida swicy foi inspirada em outra tendência: as “dirty sodas,” que misturam refrigerante, cremes e xaropes, e começaram em Utah, segundo Pat O’Toole, diretor de marketing do Burger King na América do Norte.
A bebida marcou a primeira vez que o Burger King modificou uma bebida clássica de máquina, mas anteriormente havia lançado a Frozen Fanta Kickin’ Mango, com um perfil de sabor swicy semelhante.
“Os clientes podem facilmente experimentar uma bebida ‘swicy’ e, se quiserem, aumentar a escala de picância com outros itens do cardápio,” disse O’Toole, acrescentando que a rede notou um grande interesse em seus grupos de foco por uma versão apimentada do Sprite.
É claro que nem todos os perfis swicy agradam os clientes. Por exemplo, a Coca-Cola descontinuou seu refrigerante com especiarias em setembro, apenas seis meses após seu lançamento, após inicialmente planejá-lo como uma oferta permanente.
Mas, apesar de alguns tropeços, a combinação swicy parece que veio para ficar – pelo menos por algum tempo.
“Os sabores vão permanecer, com certeza. Acho que o nome vai cansar com o tempo… Mas provavelmente ainda temos alguns anos pela frente,” disse Nielsen.
Imagem: Envato
Informações: Amelia Lucas para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo